Sem o mesmo prestígio dos Mercedes 280 E e BMW 528i, a Opel recorria a argumentos sensatos para conquistar os seletos clientes. "Função é mais que tradição", dizia uma publicidade do carro. No mercado inglês, onde a GM é representada pela Vauxhall, o Opel Senator conviveu por algum tempo com o Royale, nada mais que sua versão britânica. Em 1982 a marca os unificava no Vauxhall Senator. |
Em 1981 vinham retoques de
estilo, e quatro anos depois, um motor diesel com compressor. Este é
o modelo de competição da Noscar, com motor V8 de 500 cv |
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No ano anterior havia ocorrido retoques estéticos e um motor 2,5 a injeção, de 140 cv, substituíra o 2,8 carburado. Outro novo propulsor era inserido em 1985: o Comprex Diesel, de 2,3 litros, cujo compressor permitia bons 95 cv e um ganho de 6 m.kgf sobre um turbodiesel convencional. Chegava a 172 km/h. Mas potência mesmo esbanjava a versão de competição, preparada para o Campeonato Francês de Noscar, com um V8 da versão australiana
Holden Commodore e 500 cv. Superava 300 km/h. |
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Na linha 1988, um novo
Senator, com plataforma e carroceria inspiradas no Omega. Apesar da
ótima aerodinâmica, o estilo dividia opiniões |
Nas laterais, uma profusão de janelas e colunas na parte traseira contribuía para deixá-lo menos atraente que o próprio irmão menos luxuoso. Mas o
coeficiente aerodinâmico (Cx) baixava bastante, de 0,39 do modelo antigo para 0,30.
A empresa alemã Keinath executou a partir dele um conversível, de estilo um tanto discutível. |
A versão mais potente tinha
motor de 3,0 litros, 24 válvulas e 204 cv. Mas em 1994 o Senator
saía de linha, cedendo espaço ao Omega de segunda geração |
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Dois anos depois o motor 2,5 era substituído por um 2,6-litros de mesma potência, pela necessidade de usar catalisador em toda a linha. Em 1993 o motor 3,0 de 12 válvulas era descontinuado, assim como a versão básica 2,6. Restavam apenas o CD 2,6 e o CD 3,0 24V, sendo este logo transformado em opção única, no fim de carreira deste Opel. Em 1994 a segunda geração do Omega assumia também seu posto, pois não era mais viável a permanência de dois modelos em segmentos tão próximos. |
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