Os "bebês" da marca do touro
O fracassado Silhouette e o bem-sucedido Jalpa foram |
Embora mais famosa por seus motores V12 -- do pioneiro 350 GT ao atual
Murciélago, passando pelo Miura,
Countach e Diablo --, a fábrica fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini em Sant'Agata Bolognese, na Itália, também se notabilizou por modelos V8. O primeiro foi o
Urraco, lançado em 1970, a que se seguiram o Silhouette e o Jalpa. |
Baseado na plataforma do
Urraco, o Silhouette trazia estilo anguloso, teto com seção
removível e um arisco motor de 260 cv a 7.500 rpm |
Com 4,32 metros de comprimento e 2,45 entre eixos, o teto targa era uma inovação dentro da marca. A seção sobre os bancos podia ser removida e guardada atrás deles, o que implicou reduzir a acomodação de
2+2 para apenas dois lugares. As rodas Campagnolo tinham aro de 15 pol, contra 14 do Urraco, e desenho inspirado no carro-conceito
Bravo. Os pneus eram largos Pirelli P7. |
Apesar dos bons requisitos,
não fez sucesso algum: a crise financeira impediu que a Lamborghini o
certificasse para o mercado americano, tão importante para carros
esporte |
A Lamborghini pretendia conquistar compradores americanos, tendo adequado os pára-choques e o motor (com catalisador) a suas normas de segurança e emissões. Mas a crise
a impediu de certificar o modelo para aquele mercado, onde não vendeu nenhum
carro oficialmente entre 1976 e 1982. Do Silhouette, apenas 52 unidades foram produzidas em dois anos. No Salão de Turim de 1980, Bertone apresentava o carro-conceito Athon, um conversível de linhas ousadas sobre sua base mecânica. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 28/1/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |