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Os "bebês" da marca do touro

O fracassado Silhouette e o bem-sucedido Jalpa foram
os últimos modelos com motor V8 da Lamborghini

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Embora mais famosa por seus motores V12 -- do pioneiro 350 GT ao atual Murciélago, passando pelo Miura, Countach e Diablo --, a fábrica fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini em Sant'Agata Bolognese, na Itália, também se notabilizou por modelos V8. O primeiro foi o Urraco, lançado em 1970, a que se seguiram o Silhouette e o Jalpa.

O Urraco havia custado caro para se desenvolver e vendido pouco. Em má situação financeira, a Lamborghini não tinha muito para investir em um sucessor. Por isso o Silhouette, apresentado no Salão de Genebra de 1976, era apenas uma evolução do P300, o mais potente Urraco. A carroceria, totalmente nova, era desenhada e construída pela casa Bertone, que aplicou formas angulosas, até mesmo nos arcos dos pára-lamas.

Baseado na plataforma do Urraco, o Silhouette trazia estilo anguloso, teto com seção removível e um arisco motor de 260 cv a 7.500 rpm

Com 4,32 metros de comprimento e 2,45 entre eixos, o teto targa era uma inovação dentro da marca. A seção sobre os bancos podia ser removida e guardada atrás deles, o que implicou reduzir a acomodação de 2+2 para apenas dois lugares. As rodas Campagnolo tinham aro de 15 pol, contra 14 do Urraco, e desenho inspirado no carro-conceito Bravo. Os pneus eram largos Pirelli P7.

Em relação ao Urraco, o Silhouette era mais leve (1.200 kg), potente (260 cv a 7.500 rpm) e estável, graças ao desenvolvimento da suspensão, independente McPherson nas quatro rodas. O motor central-traseiro de oito cilindros em V a 90° e 2.995 cm3, todo de alumínio, produzia torque máximo de 27,7 m.kgf a 5.750 rpm. A caixa de câmbio, de cinco marchas, e o diferencial faziam parte do conjunto. O carro acelerava de 0 a 100 em 6,5 segundos e atingia 260 km/h, com freios a disco ventilado da renomada Girling.

Apesar dos bons requisitos, não fez sucesso algum: a crise financeira impediu que a Lamborghini o certificasse para o mercado americano, tão importante para carros esporte

A Lamborghini pretendia conquistar compradores americanos, tendo adequado os pára-choques e o motor (com catalisador) a suas normas de segurança e emissões. Mas a crise a impediu de certificar o modelo para aquele mercado, onde não vendeu nenhum carro oficialmente entre 1976 e 1982. Do Silhouette, apenas 52 unidades foram produzidas em dois anos. No Salão de Turim de 1980, Bertone apresentava o carro-conceito Athon, um conversível de linhas ousadas sobre sua base mecânica. Continua

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Data de publicação: 28/1/03

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