O Jalpa P3500: motor de 3,5
litros, rodas e pneus mais largos e interior redesenhado, para
concorrer com Ferrari, Porsche e Corvette |
O fracasso daquela tentativa não desanimou a Lamborghini.
No Salão de Genebra de 1981, uma evolução do Silhouette era apresentada com o nome Jalpa -- um touro feroz, como a maioria de seus modelos. Ainda um estudo, externamente era muito
semelhante ao carro anterior. Nesse conceito havia um spoiler integrado à traseira, eliminado na versão final. As rodas lembravam as do Athon, os pneus eram mais largos e o interior fora redesenhado, mas o motor ainda era de 3,0 litros. |
Em 1984, alterações
estéticas: tomadas de ar na cor da carroceria e lanternas redondas |
Como além de menos
potente o carro pesava bem mais, 1.510 kg, o Jalpa andava menos que o
Silhouette: de 0 a 100 em 6 segundos e máxima de 234 km/h. Seus concorrentes mais diretos eram os
Ferraris Mondial e 328 GTS, o Chevrolet
Corvette, o Porsche 911 e o Lotus
Esprit. Algumas mudanças de estilo vinham em 1984, como as tomadas de ar
nas colunas traseiras pintadas na cor da carroceria e lanternas redondas, ao estilo Ferrari. |
O último V8 da Lamborghini:
255 cv, mais torque em baixa rotação que no 3,0-litros e velocidade
máxima de 234 km/h |
Quando a Chrysler assumiu a marca do touro, vendidas em 1987, decidiu que o Jalpa não deveria ser mantido em produção. Com 410 unidades fabricadas até julho de 1988, ao ser descontinuado, foi o V8 de maior sucesso da Lamborghini. Contribuiu, claro, o fato de ser sido certificado para venda nos Estados Unidos. Para muitos ficou conhecido como o "baby-Lambo", apelido que já se está aplicando ao
Gallardo, seu sucessor previsto para o próximo Salão de Genebra. |
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