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A robustez que veio do frio

O Volvo P121/122, ou Amazon, foi um pioneiro
na marca e introduziu o cinto de três pontos

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

A fábrica de automóveis mais antiga da Suécia, inaugurada em 1927 em Göteborg, por Assar Gabrielsson e Gustav Larson, sempre foi famosa por produzir automóveis robustos e seguros. Seus carros eram também muito resistentes à corrosão -- o que, em um país em que neva bastante, é fundamental. Para retirar o gelo das estradas com maior facilidade é usado sal, por ser higroscópico (absorver umidade). Assim, a carroceria tem de passar por processos de proteção e pintura muito rigorosos, o que é norma na Volvo.

O modelo PV444, lançado logo após a Segunda Guerra Mundial, fez sucesso na Europa e começou bem-sucedida carreira no continente americano. Este automóvel, apesar de afamado por ser um modelo familiar com características esportivas, envelheceu e no meio da década de 50 já não fazia tanto sucesso. Mas continuava em produção e foi muito eficiente em ralis nos anos 50 e 60. 

As linhas do P1200, depois renomeado P121/122, eram atraentes para a época. Sua robustez, conforto e segurança conquistaram vários mercados

Em 1956, no Salão de Londres, era apresentado o P1200 -- mais conhecido por Amazon, embora este nome, registrado por um fabricante de motos, só tenha sido usado na Escandinávia. O sedã de três volumes seguia o estilo da época, com linhas curvas e suaves. Na frente, o capô tinha vincos em "V" e a grade de frisos horizontais era grande e bipartida. Tinha quatro portas, cinco lugares e -- pela primeira vez na marca -- pintura de duas cores, que fazia sucesso na época em todo o mundo. Media 4,45 metros.

O motor de quatro cilindros desenvolvia 66 cv a 4.500 rpm. O câmbio, com alavanca na coluna, tinha três marchas, sendo a primeira não-sincronizada, e tração traseira. Dois anos depois, no Salão de Genebra, na Suíça, era apresentada a versão Sport. Tinha 85 cv de potência, dois carburadores da marca SU e câmbio de quatro marchas sincronizadas, com alavanca no assoalho. Sua velocidade final era de 160 km/h, muito boa para um sedã europeu que pesava 1.080 kg. O objetivo da empresa nórdica era claro: um sedã com a esportividade italiana e o rigor de construção alemão.

O nome Amazon, com o qual este Volvo é mais conhecido, foi utilizado apenas na Escandinávia: seu registro por um fabricante de motos impedia o uso na maior parte da Europa

Os motores tinham ótima reputação, pois eram fortes, robustos e de pouca manutenção. No mesmo ano, todas as versões da série perdiam a denominação Amazon e passavam a se chamar P121, P122 e P122 S (o esportivo). Mas foi no modelo 1959 que um equipamento fez história e revolucionou a industria automobilística: cintos de segurança de três pontos de série nos bancos dianteiros. Inventado pelo engenheiro Nils Bohlin, o recurso chamou a atenção pela comprovada eficácia e simplicidade de construção.

Também nesse ano, o P122 S fazia sua estréia no prestigiado Rali de Monte Carlo. Em 1961 a linha ganhava novos motores. O modelo básico, P121, passava a ter 1.780 cm3 e 75 cv. O P122 S passava a 90 cv, ganhava novos carburadores, freios a disco dianteiros e, como os demais, bateria de 12 volts e bancos mais envolventes e confortáveis. A pintura da carroceria vinha num só tom. Como opcionais, os freios podiam ser servoassistidos e o câmbio vir com overdrive. Continua

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Data de publicação deste artigo: 16/7/02

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