O primeiro diesel de produção vinha em 1986: o 1,3 de quatro cilindros, com apenas 45 cv, bom torque e consumo médio de 16 km/l. Um diesel de dois cilindros foi feito como estudo: com o compressor G, atingia 40 cv, 139 km/h e até 47,6 km/l em testes! Um notável precursor para os atuais "carros de três litros" (de consumo em 100 km, ou seja, 33,3
km/l), como o Lupo diesel da própria VW. |
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O Polo
Coupé G40 (esquerda), com compressor
volumétrico em um pequeno 1,3, Motor 1,3 a injeção chegava em 1988, e o catalisador, dois anos depois para toda a linha. Desde 1982 havia um novo Derby, renomeado Polo sedã em 1985. Em 1990 a oferta de motores ia de 45 a 113 cv e apareciam bolsas infláveis, além de uma reforma estética. A terceira geração
chegaria em 1994, com belo estilo, maior espaço interno, opção de cinco portas e o baixo
Cx de 0,32. |
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Os três membros da terceira
geração: hatch, perua (Variant) e o três-volumes, aqui
vendido como Polo Classic |
Um ano depois surgia a transmissão automática de quatro marchas e o 1,1-litro dava lugar ao 1,0 de 50 cv, também de alumínio. O 1,4 ganhava versão de 16 válvulas e 100 cv. A primeira perua da linha era lançada
só em 1997, junto dos motores 1,9 turbodiesel de 90 e 110 cv. Para os entusiastas, aparecia o Polo GTI 1,6
de 16 válvulas e 120 cv, para acelerar de 0 a 100 em 9 s e chegar a 200 km/h. |
Reunidos: as três primeiras gerações e o GTI de 2000 (em prata), com motor 16V de 125 cv O mais potente era o 1,6 16V do GTI, agora com
controle de estabilidade (ESP) de série e opções de bolsas infláveis laterais, bancos de couro, teto solar e sistema de navegação. |
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