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O primeiro diesel de produção vinha em 1986: o 1,3 de quatro cilindros, com apenas 45 cv, bom torque e consumo médio de 16 km/l. Um diesel de dois cilindros foi feito como estudo: com o compressor G, atingia 40 cv, 139 km/h e até 47,6 km/l em testes! Um notável precursor para os atuais "carros de três litros" (de consumo em 100 km, ou seja, 33,3 km/l), como o Lupo diesel da própria VW.

O Polo Coupé G40 (esquerda), com compressor volumétrico em um pequeno 1,3,
chegava a 115 cv. À direita a terceira geração, mais espaçosa e de linhas agradáveis

Motor 1,3 a injeção chegava em 1988, e o catalisador, dois anos depois para toda a linha. Desde 1982 havia um novo Derby, renomeado Polo sedã em 1985. Em 1990 a oferta de motores ia de 45 a 113 cv e apareciam bolsas infláveis, além de uma reforma estética. A terceira geração chegaria em 1994, com belo estilo, maior espaço interno, opção de cinco portas e o baixo Cx de 0,32.

Os motores incluíam um 1,6 de 75 cv e um 1,9 diesel de 64 cv. Desse Polo saíram versões curiosas, como a Opel Air (com amplo teto solar elétrico que se abria em 10 s) e a Colour Concept (ousada nas cores). O novo sedã chamava-se Polo Classic e saía em 1995, com opção de motores de alumínio, 1,4 de 60 cv e 1,6 de 101 cv, este o mesmo do Audi A3 nacional.

Os três membros da terceira geração: hatch, perua (Variant) e o três-volumes, aqui vendido como Polo Classic

Um ano depois surgia a transmissão automática de quatro marchas e o 1,1-litro dava lugar ao 1,0 de 50 cv, também de alumínio. O 1,4 ganhava versão de 16 válvulas e 100 cv. A primeira perua da linha era lançada só em 1997, junto dos motores 1,9 turbodiesel de 90 e 110 cv. Para os entusiastas, aparecia o Polo GTI 1,6 de 16 válvulas e 120 cv, para acelerar de 0 a 100 em 9 s e chegar a 200 km/h.

Em 1999 já eram 6,2 milhões de Polos quando a VW o remodelou, lançando o que considerava a quarta geração (saiba mais): carroceria toda galvanizada, interior mais luxuoso, bolsas infláveis e freios antitravamento (ABS) de série. Permaneciam as versões hatch de três e cinco portas, três-volumes e perua. Os motores a gasolina, de alumínio, iam de 50 a 125 cv, e os diesels de 60 a 110 cv.

Reunidos: as três primeiras gerações e o GTI de 2000 (em prata), com motor 16V de 125 cv

O mais potente era o 1,6 16V do GTI, agora com controle de estabilidade (ESP) de série e opções de bolsas infláveis laterais, bancos de couro, teto solar e sistema de navegação.

Três anos depois, chegava a vez de um novo Polo, a quinta geração segundo a VW, mas que o bom-senso manda chamar de quarta. Trata-se do carrinho de faróis ovalados, em que os brasileiros colocarão as mãos ainda no primeiro semestre. A história de sucesso do pequeno VW ainda está longe de acabar.

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