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Conforto e conveniência


Em função da escolha pela versão básica SX nesta avaliação, o Marea sai prejudicado em acabamento interno. Adota o tecido mais simples, embora de fácil limpeza e adequado a clima quente, diante do aveludado dos concorrentes. O Mégane agrada pelos tons claros, mas comete descuidos como o uso de curvim atrás dos encostos dianteiros e de tampas onde estariam as manivelas dos vidros traseiros. No Astra, de revestimento escuro, a falha de aparência fica por conta das portas, com puxadores quadrados em contraste ao belo painel.

Astra oferece o maior espaço para pernas, volante com dupla regulagem e computador de bordo, mas poderia haver menor apoio lombar

Nos três se podem ajustar a altura do banco e a do volante, mas só no Astra a profundidade deste e apenas nos demais o apoio lombar do encosto -- regulagem bem-vinda, pois há apoio em excesso no GM e insuficiente no Marea sem esse opcional, causando desconforto em viagens nos dois casos. Exceto por esse fator, a melhor posição de dirigir é encontrada no Astra, que também oferece os melhores controles elétricos de vidros do mercado: todos com função um-toque para subida e descida, proteção antiesmagamento e temporizador, este último ausente do Fiat e disponível só para o motorista no Renault (veja a lista de detalhes e curiosidades).

Alguns comandos do Mégane são baixos demais (vidros dianteiros), voltados para baixo (os de ar-condicionado) ou extremamente mal-posicionados (os de vidros traseiros, nos pés do quinto passageiro). Só o carro franco-argentino possui comandos de áudio num satélite junto ao volante e aponta portas malfechadas (no Marea a luz interna permanece acesa nessa condição), mas peca pela buzina monotonal e acionada pela alavanca à esquerda do volante (deveria haver também em sua almofada central, como no irmão Laguna). Muito estranha também é a ausência de travas nas portas dianteiras: acionado o interruptor no painel -- que o Astra também oferece --, têm-se de olhar os pinos traseiros para conferir o travamento.

Melhor em largura interna, mas bastante simples no acabamento, o Marea traz painel bem desenhado e oferece exclusivas bolsas infláveis laterais

Todos oferecem painéis modernos e de fácil leitura. O GM é o único com computador de bordo; por outro lado, tem a iluminação mais simples e não alerta sobre cinto de segurança desatado como os demais. Indicador de temperatura externa e hodômetros digitais são comuns aos três. O mais espaçoso para objetos é o Marea, que inclui um apoio de braço no console. No Mégane não há lugar para quase nada no interior -- mas surge um espaço atrás do estepe, sob o piso do porta-malas...

Em relação à visibilidade, o Renault cativa pelo retrovisor esquerdo biconvexo (com campo mais amplo numa faixa externa), ante o convexo do Fiat e o plano -- e enorme -- do GM. Só este oferece pára-brisa degradê, mas não temporizador regulável do limpador de pára-brisa, que já existia no Kadett e há nos demais. Faróis são superiores no Marea e no Astra, com refletores próprios para os fachos baixo (do tipo superelipsoidal no Fiat) e alto. Lavadores só no Fiat, mas os três dispõem de faróis e lanterna traseira para neblina. Apenas a GM fez economia nos repetidores das luzes de direção, que deveriam ser obrigatórios aqui como na Europa (
saiba mais).

Acabamento interno do Mégane agrada -- pena que haja deslizes, como tampas das ex-manivelas de vidros e alguns comandos muito mal posicionados

O grande entreeixos do Astra reflete-se no maior espaço para pernas do segmento. Em largura interna perde para o Marea e ganha do Mégane, também o menos espaçoso em altura no banco traseiro. O Fiat incomoda mais o quinto passageiro pelo assento alto e o encosto duro, mas é o único com saídas para trás do ar-condicionado -- além de controle automático da temperatura interna -- e apoios de cabeça que podem ser embutidos para melhor visibilidade.

Todos oferecem banco rebatível e bipartido. O Astra é exclusivo no acesso ao porta-malas pelo apoio de braço central, mas seu assento inteiriço dificulta o transporte combinado de carga e passageiros. O maior porta-malas pertence ao Mégane: 510 litros, contra 460 do Astra e apenas 430 do Marea, apesar do maior comprimento do modelo.

Equipamentos de série e opcionais
 
 
Astra
Marea
Mégane
Acionamento elétrico dos vidros D / T S/S O/O S/S
Ajuste de altura dos bancos E / D O/ND O/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar dos bancos E / D ND O/ND S/ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S S/ND S/ND
Ajuste elétrico dos retrovisores E / D O O S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O O S/ND/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado / controle automático O/ND O/O S/ND
Bancos / volante em couro ND ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND O/O/O O/O/ND
Câmbio automático ND ND ND
Comando interno do porta-malas O S ND
Computador de bordo O ND ND
Conta-giros S S S
Controle automático de velocidade ND ND ND
Controle de tração ND ND ND
Direção assistida S S S
Faróis de neblina O O S
Freios antitravamento (ABS) O O O
Imobilizador de motor S O S
Limpador/lavador traseiro NA NA NA
Luzes de leitura D / T O S/ND S/S
Luz traseira de neblina S S S
Manômetro de óleo / voltímetro ND ND ND
Rádio/toca-fitas O O S
Rádio/toca-CD O O* O
Relógio S S S
Repetidoras laterais de direção ND S S
Rodas de alumínio O O S
Terceira luz de freio S S S
Teto solar / comando elétrico O O ND
Travamento central S S S
Vidros verdes S S S

* Montado no porta-malas em adição ao rádio/toca-fitas.

Outros opcionais do Marea: banco traseiro bipartido com apoio de braço central, lavadores de farol, preparação para som.

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

 
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