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Do 93 nasceu o Gran Turismo 750,
com parte da preparação do motor do Sonett para chegar aos 50 cv,
volante esportivo e até cronômetro |
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O
câmbio de três marchas trazia opção pela embreagem automática Fitchel &
Sachs Saxomat, similar à empregada mais tarde nos DKWs (alemães e
brasileiros). Esse foi o primeiro Saab exportado para os Estados Unidos.
Em 1957 a marca instalava cintos de segurança no mercado local e lançava
o 93B, com luzes indicadoras de direção, para-brisa inteiriço,
limpadores com maior área de varredura e sistema automático de
lubrificação do motor, que dispensava a adição manual de óleo ao
combustível.
No Salão de Nova York de 1958 era lançado o Gran Turismo 750, que nasceu
de uma fusão de componentes "da prateleira" da marca. O motor básico do
93 havia sido preparado para uso no esportivo
Sonett, com a potência elevada de 38 para 57 cv. "Amansado" para 50
cv, passou a equipar o GT, apresentando diferenças para o motor original
do 93 como taxa de compressão mais alta
e novas janelas de admissão e escapamento nos cilindros, que produziam
no motor a dois tempos um resultado similar ao de modificar comando e
válvulas de um quatro-tempos.
Entre as modificações no GT 750 — destinado apenas ao mercado
norte-americano — estavam faróis auxiliares, mais detalhes cromados na
carroceria, volante de três raios metálicos com aro de madeira e um
cronômetro Halda Speedpilot para medir o tempo de volta em um circuito
ou rali. Havia ainda um pacote opcional com carburador e coletor de
admissão especiais para obter os mesmos 57 cv do Sonett.
A revista Road & Track testou o GT 750 e anunciou: "Boas
coisas vêm em pacotes de quatro metros e 750 cm³". A versão acelerou de
0 a 96 km/h em 15,2 segundos, muito mais rápido que o 93B original (27,2
s), e atingiu velocidade máxima de 141 km/h ante 121 do outro modelo. Um
problema apontado foi a dificuldade de manter o motor em alta rotação,
nas quais o desempenho era melhor, já que havia apenas três marchas. "O
GT é, acima de tudo, um carro tremendamente confortável para turismo de
longa distância, e transmite uma sensação de luxo apreciável para um
carro de menos de US$ 3 mil. Libra por libra, é uma grande compra. Se
algum automóvel já mereceu o título de 'carro esporte familiar', é
esse", concluiu o teste.
Para a família
A evolução 93F, que
teve apenas 600 exemplares fabricados, vinha em 1960. A maior diferença
estava nas portas de abertura convencional, mas ele trazia também bancos
dianteiros com ajuste de reclinação e lavadores de para-brisa.

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