A suspensão era independente à frente, com braços sobrepostos e molas helicoidais, e por eixo De Dion na traseira. Em 1966 ocorria ali uma simplificação, adotando-se um eixo rígido com feixes de molas semi-elíticas, que alguns afirmam ter deixado o carro mais silencioso em pisos irregulares. Nessa mesma segunda série os dois faróis retangulares davam lugar a quatro circulares, mudança necessária para a exportação aos Estados Unidos. O interior era enriquecido com apliques de madeira no painel, cujo console central tinha novo desenho, e o ar-condicionado tornava-se de série — algo até então só visto na Rolls-Royce.

Quatro faróis circulares eram adotados em 1966 na segunda série, que trazia eixo rígido na traseira e mudanças internas

Dois anos mais tarde era oferecido um motor opcional de 4,7 litros, que produzia 290 cv e 43 m.kgf, o bastante para alcançar 245 km/h. Produzida oficialmente até 1969, mas com algumas unidades ainda feitas sob encomenda por mais dois anos, essa geração somou 759 exemplares, dos quais apenas 112 com o motor de maior cilindrada.

A evolução   Entre a primeira e a segunda geração do Quattroporte houve um modelo que não chegou a ser colocado no mercado. Foi o Príncipe Karim Aga Khan quem encomendou à Maserati um carro especial, um sedã de quatro portas sobre o chassi do cupê Indy e com o motor V8 de 4,9 litros da empresa. Identificado como projeto AM 121, o carro também foi desenhado por Frua, que desta vez optou por linhas retas e um perfil baixo da carroceria, que contrastava com a ampla área envidraçada. Apresentado no Salão de Paris de 1971, o sedã teve apenas duas unidades construídas — uma entregue a Aga Khan e a outra ao Rei da Espanha, Juan Carlos.

Antes da segunda geração, a Maserati fez apenas dois exemplares do projeto AM 121, um sedã com desenho de Frua, chassi do esportivo Indy e motor de 4,9 litros

Em 1971 a francesa Citroën assumia o controle da Maserati, que estava em dificuldades financeiras. A nova proprietária havia acabado de lançar um cupê de luxo com alta tecnologia, o SM, e decidiu aproveitar suas soluções mecânicas na segunda geração do Quattroporte, de codinome AM 123. Apresentado no Salão de Paris em outubro de 1974, o carro representava uma mudança radical de rumos.

O desenho, obra de Bertone, era composto de formas angulosas e imponentes, embora menos harmoniosas que as do anterior. Maior (5,2 metros, 20 cm a mais) e com um imenso entreeixos (3,07 m), o carro ganhava tração dianteira, característica Citroën desde o inovador Traction Avant da década de 1930, e usava um motor V6 no lugar do antigo V8. Também com duplo comando e alimentado por três carburadores Weber, o 2,7-litros era a mesma unidade que, ampliada para 3,0 litros, equiparia mais tarde o esportivo Merak. Fornecia 210 cv e 27 m.kgf, números mais modestos que os do primeiro Quattroporte.
Continua

Sob controle da Citroën nascia o segundo Quattroporte, quase uma versão sedã do SM, com tração dianteira e motor V6 de 3,0 litros
Para ler
Maserati Cars - Performance Portfolio - por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. A série é composta por três livros: de 1957 a 1970, de 1971 a 1982 (foto) e de 1982 a 1998. Cada um com 136 páginas em inglês, trazem testes, comparativos, dados técnicos e guias de compra. O primeiro cobre modelos como 3500 e 5000 GT, Sebring, Mistral, Ghibli, Mexico, Indy e a primeira geração do Quattroporte. No segundo volume estão os esportivos Ghibli, Bora, Indy, Merak, Khamsin, Kyalami e duas gerações do Quattroporte. A terceira e a quarta séries deste sedã aparecem no último livro, junto dos modelos Royale, Biturbo, Coupe, Spyder, Karif e Shamal.

Maserati Cars, 1957-1998 - A Brooklands Portfolio
- por R. M. Clarke, editora Brooklands Books. Para quem tem interesse em todas as gerações do Quattroporte ou em vários outros modelos da marca, pode ser interessante esta única obra do mesmo autor, com 408 páginas em inglês. Publicada em 2002, cobre quatro décadas de Maseratis de rua e quatro modelos do Quattroporte.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade