A eliminação do Gran Fury em 1978 deixou o Fury (na foto em versão Sport) como o maior automóvel da Plymouth, mas no ano seguinte o modelo saía de cena

Depois de um retorno discreto em 1980, o Gran Fury 1982 (fotos) vinha menor e mais leve; os motores de seis e oito cilindros eram mantidos

O confortável Gran Fury foi produzido até 1989 sem grandes alterações; ao sair de linha, deixou a marca para sempre sem V8 e tração traseira

No Gran Fury o desenho elegante foi mantido, assim como as opções de cupê, sedãs normal e hardtop e perua. Os patamares de acabamento eram básico (não para a perua), Custom, Brougham (só hardtop e cupê) e a perua Sport Suburban, com motores V8 318, 360, 400 e 440. O sedã hardtop deixava de existir para 1976 e, no ano seguinte, encerrava-se a versão Custom.

O Gran Fury com motor 318 foi comparado pela Popular Science ao Ford LTD Landau e ao Chevrolet Caprice. Recebeu melhores notas em freios e visibilidade, mas se saiu mal em economia de combustível, comportamento dinâmico e nível de ruído. "O V8 é um motor excelente, mas um tanto pequeno para um carro dessa classe", observou a revista, justificada pelos mais de 15 segundos para acelerar de 0 a 96 km/h. Sua conclusão: "É um carro muito aceitável, mas mudanças em seus competidores deram-lhes condições de superar o Plymouth".

Com a eliminação do Gran Fury e de toda a gama de carros grandes da marca para 1978, o Fury tornava-se o maior Plymouth. A divisão criou um hiato nessa linhagem em 1979, quando não ofereceu nenhum modelo sob o nome Fury — a plataforma R, uma B com menores dimensões, era usada apenas nos Chryslers Newport e New Yorker e no Dodge St. Regis. Um ano mais tarde ele voltava como Gran Fury, com a carroceria do Newport e acabamento simples, voltado a frotas e polícias.

Ainda com linhas retas e pouco inspiradas, trazia quatro faróis em linha horizontal, uma grade bastante grande com emblema no topo — talvez inspirada nos Mercedes-Benz, Cadillacs e Lincolns — e para-choques cromados mais integrados ao desenho. O entre-eixos de 3,01 m era dos maiores do mercado naquela época de carros cada vez mais compactos. O comprador podia escolher entre o acabamento básico e o Salon, sempre com câmbio automático de três marchas, e entre três motores: Slant Six 225, V8 318 e V8 360.

Era um dos primeiros produtos da Chrysler influenciados por seu novo presidente. "Lee Iacocca sentiu que a América não estava levando a Plymouth a sério porque a divisão não tinha mais um carro grande", contava a Popular Science, que avaliou o modelo. "Ele roda com conforto e comporta-se razoavelmente bem para um carro de seu porte. Dançava em alguns trechos da estrada, mas de forma previsível e controlável. Por dentro, o Gran Fury tem muito espaço tanto na frente quanto atrás, mas o conforto dos bancos é apenas mediano".

Apesar dos atributos, sua inadequação aos novos tempos de economia no consumo refletiu-se em vendas modestas e exigiu uma reformulação em pouco tempo. Um "novo" modelo vinha em 1982, na verdade o conhecido Dodge Diplomat com o logotipo da Plymouth (na marca Chrysler, o New Yorker e o posterior Fifth Avenue usavam a mesma plataforma desses modelos). Também destinado a frotas e corporações policiais, estava bem menor, com 5,22 m de comprimento e 2,86 m entre eixos, e muito mais leve, por ser baseado na plataforma M da corporação. As opções de cupê, sedã e perua mantinham os motores da geração anterior e a caixa automática de três marchas.

Esse último Fury foi produzido por sete anos até que o nome fosse, em definitivo, descartado em 1989. Com sua despedida do mercado, a Plymouth deixava de oferecer automóveis com motor V8 e tração traseira (esta voltaria apenas no Prowler, de proposta bem diferente), dois elementos considerados tão caros aos norte-americanos em seus carros grandes.

Ficha técnica
_ Fury (1957) Fury (1968) Gran Fury (1976) Gran Fury (1983)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 99,3 x 84 mm 109,7 x 95,2 mm 110,2 x 85,8 mm 99,3 x 84 mm
Cilindrada 5.212 cm3 7.210 cm3 6.555 cm3 5.212 cm3
Taxa de compressão 9,25:1 10,1:1 8,5:1
Potência máxima 290 cv a 5.400 rpm 375 cv a 4.600 rpm 177 cv a 4.000 rpm 130 cv a 4.000 rpm
Torque máximo 44,9 m.kgf a
4.000 rpm
66,3 m.kgf a
3.200 rpm
42,1 m.kgf a
3.200 rpm
31,8 m.kgf a
1.600 rpm
Método de medição bruto líquido
Alimentação 2 carburadores de
corpo quádruplo
carburador de
corpo quádruplo
carburador de corpo duplo
CÂMBIO
Tipo e marchas manual ou aut., 3 automático, 3
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco (opcional) a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 8,00-14 ND GR78-15 195/75 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 5,19 m 5,41 m 5,66 m 5,22 m
Entre-eixos 2,99 m 3,02 m 3,10 m 2,86 m
Peso 1.540 kg 1.780 kg 1.955 kg 1.550 kg
DESEMPENHO
Não disponível

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