O charmoso conversível Victoria de 1931, o mais acessível Light Eight e um sedã, ambos de 1932, ano em que o motor ganhava potência

O ano-modelo 1930 trouxe pequenas melhorias, mas a principal foi o câmbio de quatro marchas, disponível desde o Standard Eight. Este crescia um pouco entre os eixos, ficando com 3,24 ou 3,42 m. A bomba a vácuo do Speedster foi aplicada aos dois Eights intermediários, que tinham 25 mm a mais entre os eixos. Também usando o entreeixos de 3,42 m, o esportivo da família Eight já produzia 145 cv, graças a alterações em válvulas, admissão e escapamento. Um sedã e um cupê Victoria foram acrescidos à linha Speedster, cujo roadster ganhou traseira no estilo chamado boattail, que imitava a proa de um barco.

A linha Packard Eight foi mais uma vez simplificada em 1931, quando se resumia ao Standard e ao DeLuxe. Novas carrocerias já sugeriam o glamour que marcaria o fabricante nos anos 30. O Eight podia ser aberto sobre o assento dianteiro ou também na parte final do teto, ao estilo landaulet. Outro que se destacou foi o Victoria conversível para quatro passageiros. Com a volta do Twin Six em 1932, depois chamado de Twelve (12), a linha Eight foi novamente reformulada com o acréscimo do Light Eight.

A nova série vinha com um vinco central projetado para frente na grade. Sua proposta era a de ser um Packard mais simples e acessível, como convinha ao mercado pós-queda da bolsa de Nova York em 1929. O Light Eight, com entreeixos de 3,24 m, tinha motor de 110 cv e vinha nas carrocerias sedã de duas ou quatro portas, cupê e roadster. Embora esse modelo de entrada parecesse uma boa pedida naqueles anos de depressão econômica, comercialmente ele não vingou.

Também com 110 cv, o Standard Eight 1932 recebia filtro de ar e vinha com entreeixos de 3,47 m, exceto em uma versão sedã mais curta com 3,29 m. O Eight Deluxe recebia melhorias no motor, que agora rendia 135 cv, estava maior com entreeixos de 3,62 e 3,75 m. A versão Sport Phaeton da Dietrich dispunha de um segundo pára-brisa para os ocupantes do banco de trás.

Eight e Super Eight eram as únicas denominações do modelo 1933, lançado com atraso — em especial para os padrões precoces da Packard — em janeiro daquele ano. O primeiro dava continuidade ao Standard de 1932, agora com 120 cv e entreeixos de 3,24 ou 3,45 m, e o segundo ficava no lugar do Deluxe, com 145 cv e 3,61 m, fora um cupê de 3,43 m. O desenho estava mais arredondado e os pára-lamas dianteiros se fechavam mais junto às rodas. Continua

Conexão russa
A série 180, o Super Eight de 1942, teve um destino singular. Terminada a Segunda Guerra Mundial, o ferramental de produção foi vendido a preço módico para a União Soviética fabricar um carro muito parecido pela marca ZIS, o 110. A marca russa, mais tarde conhecida como ZIL, produzia a limusine para membros do governo comunista. Joseph Stalin teria sido apresentado ao carro por Franklin Roosevelt durante a guerra.

Como parte de uma política de boa vizinhança entre os aliados, o negócio foi selado e em 1946 a produção começou. Os russos ainda implementaram pequenas alterações em algumas peças, inclusive da carroceria, mas a limusine ZIS 110 também adotava motor de oito cilindros em linha. Ele tinha 6,0 litros, 140 cv e levava o enorme veículo a pouco mais de 140 km/h. O modelo durou até 1958. O estilo dos Packards dos anos 50 ainda seria copiado pela marca em seu modelo de luxo posterior, o 111.
Em escala
A Motormint fez este Speedster de 1930 em escala 1:32, com traseira boattail e cuidadoso acabamento. O capô é dividido em duas peças. Pode ter teto aberto ou fechado.
Outra curiosidade do mesmo ano, marca e tipo de carroceria é o Speedster Runabout, com seus faróis em forma de gota e escala 1:18.
A Signature Models homenageou o majestoso Brewster de 1930. As quatro portas podem ser abertas e são presas à coluna central. Tem bom nível de detalhamento.
Com carroceria LeBaron, um modelo equivalente da mesma marca possui abertura "suicida" para todas as portas e teto removível sobre o banco do motorista, charme típico dos anos 30.
O Convertible Sedan 1933 que pertenceu ao ator Clark Gable, nos anos de ouro de Hollywood, foi o que levou a Minimarques 43 a produzir essa miniatura em 1:43, com capricho nos detalhes de cromados e peças de acabamento.
A contribuição de Howard ‘Dutch’ Darrin aos Packards da virada dos anos 40 foi decisiva e uma das mais marcantes da marca antes da guerra. O melhor exemplo disso são seus conversíveis Victoria, como este 1940 da Franklin Mint em escala 1:24, que abre as portas para trás, como no modelo original. O acabamento é de primeira qualidade.
Da safra de 1941, este 180 LeBaron Limousine em 1:18 permite apreciar cada detalhe da carroceria, interior e motor. Até o assento dobrável foi imitado. A Signature Models também produz modelo semelhante.
Outro Darrin, só que de 1941 e em tamanho 1:18. Esta versão sempre tinha desnível na linha da cintura coincidindo com as portas.
Embora vendido como 1938, este 180 sedã para cinco passageiros em escala 1:18 da Signature Models se inspira no modelo 1941. Pode vir com volante à direita ou à esquerda.

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