


Das muitas versões de 1929, o
Speedster (embaixo) era o mais potente: 130 cv com comando de válvulas e
taxa de compressão especiais

Para 1930, maior entreeixos no
Standard e câmbio de quatro marchas |
Com maior diâmetro de cilindros, 88,9 mm, e
cilindrada de 6.306 cm³, o motor passava a render 105 cv em 1927, mas a
variedade de carrocerias para o modelo foi reduzida. Isso abriu terreno
para a estratégia a ser adotada no ano seguinte, quando um cupê
conversível enriqueceu a linha. Além de eliminar o chassi mais curto, o
fabricante dividiu o modelo em Standard Eight e Custom Eight.
O primeiro tinha acabamento completo e o segundo um pouco simplificado,
de modo a estimular personalizações que eram de praxe antes da Segunda
Guerra Mundial entre os fabricantes de automóveis de luxo. Dos dois
lados do Atlântico, muitos conjuntos de chassi e mecânica das mais
renomadas marcas foram vendidos aos mais diversos encarroçadores, para
que estes criassem desenhos personalizados, o que era um símbolo de
exclusividade e, portanto, status.
Não
foi diferente com o Custom Eight. Dietrich, LeBaron, Rollston, Holbrook,
Judkins, Derham, Murphy e Fleetwood foram algumas empresas usadas
para os Packards desfilarem com toda pompa em plena depressão econômica.
Firmas européias também confeccionavam suas criações para o modelo mais
sofisticado da marca. O funcionamento de seu oito-em-linha era
mais suave que os V8 da Cadillac e da Lincoln, portanto mais adequados a
receber as carrocerias dessas outras empresas. Com vendas na casa das 50
mil unidades, a Packard era a líder do segmento de luxo americano.
Oito-em-linha em toda a linha
A aceitação do Eight
foi tal que, em 1929, o fabricante aboliu o Six e sedimentou toda sua
oferta em versões do modelo de motorização maior. O Eight se dividiu em
Standard Eight, Custom Eight, Deluxe Eight e Speedster. Os faróis
ganhavam base arredondada e o painel recebia termômetro. Com versões de
3,20 e 3,38 m de entreeixos e entre dois e sete lugares, o Standard
Eight ficou no lugar antes reservado ao Six — e até tinha uma versão
cupê com assento rebatível atrás, o chamado "banco de sogra".
O Custom e o Deluxe Eight rendiam 109 cv e tinham o sistema de
lubrificação Bijur. Eles contavam com duas opções de entreeixos, um de
3,55 e outro de 3,68 m, e ainda dispunham da nova versão Club Coupe do
chassi mais curto, com três volumes nítidos, o que era raro na época. No
Speedster o comando de válvulas mais esportivo e o cabeçote de alta
taxa de compressão faziam o oito-cilindros responder por 130 cv. Este
Eight vinha apenas nas versões phaeton e roadster com entreeixos de 3,21
m, mais adequado a sua disposição extra.
Continua
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