Em
1994, nova troca de donos: a alemã BMW passava a controlar o grupo Rover.
E o pequeno vinha em várias versões. A básica era a Sealine; a topo de
linha era a 35 Balmoral, com pintura metálica, teto solar de lona,
painel de madeira nobre e rodas de alumínio. Bolsa inflável era adotada,
conforme os padrões de segurança da nova dona. Interessante também era o
conversível, sem arco de proteção, que mantinha o acabamento da Balmoral.
Pena que não obteve o sucesso esperado, pois era muito charmoso. Motor
com injeção multiponto era a novidade em
1997.
Uma série especial de despedida foi lançada em 1999. A Rover já estava
em situação deficitária e a BMW decidiu vendê-la ao consórcio inglês
Phoenix, enquanto a Land Rover passava às mãos da Ford. As últimas
versões, no ano seguinte, eram Classic Seven, Classic Cooper, Classic
Cooper Sport e, para mercados de exportação, Knightsbridge. Em outubro
de 2000 saía da fábrica o último Mini, um Cooper Sport vermelho, fim de
uma série de 5.387.862 exemplares. Em uma triste coincidência, John
Cooper morria em dezembro seguinte.
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