Em 1932 a potência da série Zeppelin já alcançava 200 cv a 3.200 rpm, obtidos do V12 de 7.922 cm³ do DS8, que também trazia câmbio de cinco marchas com sistema de pré-seleção e freios assistidos. As dimensões do DS7 eram mantidas, mas o carro estava apto a alcançar 170 km/h com as versões mais aerodinâmicas de carroceria. Para se ter uma idéia do que isso representava na época, o Mercedes-Benz 380 do ano seguinte, em sua opção mais potente — com oito cilindros, 4,0 litros e compressor —, fornecia 144 cv e chegava a 145 km/h. |
![]() |
No interior do DS8 de 1932, painel completo, acabamento de primeira linha e o volante com duas hastes para comandar as trocas de marcha |
Um
anúncio do chassi do DS8 — a receber a carroceria desejada pelo cliente
— destacava a rotação de apenas 2.100 rpm para manter 96 km/h. O motor
usava dois carburadores e bloco de alumínio, mas os cabeçotes (onde
ficavam as válvulas) eram de ferro fundido. O comando de válvulas estava
no bloco, dentro do "V" de 60 graus entre as bancadas, e seu acionamento
usava engrenagens em vez da mais comum corrente. |
Este sedã quatro-portas DS8 de 1938 (também na foto que abre este artigo) tem linhas diferentes do conversível 1932, mas também se aproxima de 5,5 metros de comprimento |
![]() |
A alavanca no assoalho servia para operar a caixa de redução — como em utilitários com tração nas quatro rodas —, que duplicava o número de marchas para aumentar o torque em condições severas. Outros esforços de que a empresa livrou seus compradores eram o de erguer o carro com um macaco para troca de pneu — havia um macaco hidráulico para cada roda, acionado pelo próprio motor — e o de enchê-los com uma bomba comum, pois um compressor mecânico era fornecido com o carro. O freio de estacionamento operava nas quatro rodas, que eram de 20 pol e usavam pneus 7,00-20 na frente e 7,50-20 na traseiro. O tanque comportava 135 litros de combustível. O DS8 preto e bege das fotos, um conversível de quatro portas com carroceria Spohn e sete lugares fabricado em 1932, pesa cerca de 2.800 kg. Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |