Em 1934 o W6 DSG aparecia com um câmbio inovador, dotado de duas caixas overdrive, e era lançado o modelo DSH, sigla para Doppel-Sechs-Halbe ou "metade de 12 cilindros". Nele, o seis-em-linha de generosos 5.181 cm³ resultava em 130 cv a 3.200 rpm e máxima de 140 km/h. Um ano depois estreava a série SW, sigla para Schwingachs-Wagen (carro com semi-eixo oscilante, seu tipo de suspensão independente). A linha começava pela versão 35, com motor de seis cilindros, 3.434 cm³ e 140 cv a 4.500 rpm. Mais compacto e baixo que os modelos anteriores, usava entreeixos de 3,10 ou 3,50 m e media de 4,50 a 4,90 m de comprimento. A velocidade máxima estava na faixa de 140 a 160 km/h.

A série SW adotava suspensão independente e voltava ao motor de seis cilindros, como neste SW 38 Sport Cabriolet de 1938

Já em 1936 a cilindrada crescia para 3.815 cm³, no SW 38, e três anos mais tarde chegava a 4.196 cm³ no SW 42 — curiosamente, todos com a mesma potência. Entre as carrocerias disponíveis para o SW38, o elegante conversível de duas portas destacava-se pelo perfil baixo e esportivo. O longo capô e os pára-lamas proeminentes tornavam-se mais harmoniosos nessa versão, com portas de abertura para trás ("suicidas") e estepe inclinado montado na traseira. Com câmbio pré-seletivo de quatro marchas e peso ao redor de duas toneladas, acelerava de 0 a 100 km/h em 27 segundos. Tanto o SW38 quanto o SW42 usavam entreeixos de 3,38 ou 3,68 m e mediam cerca de 5 m de pára-choque a pára-choque. Essa série foi a de maior índice de vendas da marca. O último Maybach, o JW61 de 1945, usava o motor do SW38.

Como todas as fábricas de carros, a Maybach teve de se dedicar à produção bélica durante a Segunda Guerra Mundial, fazendo motores para barcos e tanques como os famosos Panther e Tiger. Encerrado o conflito, o perfil sofisticado da empresa era incompatível com a situação difícil da economia alemã, o que impediu a retomada dos automóveis. Karl, que pôde manter a fábrica ao aceitar produzir motores para os franceses, voltou aos propulsores a diesel para navios e locomotivas.

O SW 38 conversível é um dos mais elegantes carros da marca, com seu perfil baixo e alongado e o estepe em destaque na traseira

O destino da Maybach então reencontrou o da Daimler-Benz, com a qual se uniu no início da década de 1960 para formar o que seria, mais tarde, a divisão de motores pesados MTU-Friedrichshafen. A própria Maybach Motorenbau tornou-se depois parte do grupo Daimler, o que levaria ao renascimento da marca de automóveis.

Os carros Maybach sempre foram para poucos. Apenas 2.300 deles foram fabricados de 1921 até a Segunda Guerra Mundial, incluindo modelos conceituais e o protótipo W1. Hoje restam pouco mais de 100, que trocam de mãos por valores acima de um milhão de dólares.

Para ler
Road to a Legend - Maybach - por Michael G. W. Metternich, Gerold Lingnau, Alexandra Felts e Paul Simsa, editora Delius Klasing Verlag. A obra de 2003, em inglês ou alemão (neste caso o título é Maybach - Der Weg zur Legende), traz em 192 páginas um retrato dos feitos da empresa e dos homens por trás dela, assim como o cenário da arte e da cultura nas décadas de 1920 e 1930. Não é rico, porém, em informações técnicas. Karl Maybach: His Engines And Automobiles - por Harry Niemann, editora Mercedes-Benz Classique Car Library. Publicado em 2006 em inglês, o livro aborda a história do filho de Wilhelm, seu talento no projeto de motores — tanto de automóveis quanto de navios, trens ou aeronaves — e seu empenho em fazer a marca brilhar ainda mais. Inclui ilustrações técnicas e reprodução de anúncios e catálogos da época.
Ficha técnica

Maybach DS8 Zeppelin (1932)

MOTOR - longitudinal, 12 cilindros em V; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 92 x 100 mm. Cilindrada: 7.922 cm3. Taxa de compressão: 6,3:1. Potência máxima: 200 cv a 3.200 rpm. Torque máximo: ND. Carburador.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros e traseiros a tambor.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, eixo rígido.
RODAS - pneus dianteiros, 7,00-20; traseiros, 7,50-20.
DIMENSÕES - comprimento, 5,52 m; entreeixos, 3,73 m; peso, 2.800 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 170 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, ND.
ND = não disponível

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