O motor desenvolvia a potência de 70 cv a 2.200 rpm, suficiente para velocidade máxima entre 100 e 110 km/h, conforme a carroceria adotada. Esse desempenho, abaixo do que esperava seu seleto público-alvo, fez a empresa providenciar uma versão mais vigorosa: o W5, apresentado em 1926, com cilindrada ampliada para 6.991 cm³ e 120 cv a 2.400 rpm. A opção posterior W5 SG empregava overdrive, uma caixa adicional à de câmbio que permitia reduzir a rotação do motor em velocidade. A máxima chegava a 115 km/h.

O DS7 e o DS8 (foto) foram os primeiros da série Zeppelin, com motores V12 de 7,0 e 7,9 litros que eram então os maiores usados em carros alemães

O primeiro V12   Em 1929 — ano da morte de Wilhelm aos 83 — Karl revelava o Maybach 12 DS, primeiro automóvel alemão de série com motor de 12 cilindros em "V" (o pioneiro em âmbito mundial foi o Packard Twin Six de 1916). Maior propulsor em um carro germânico na época, o V12 de 6.967 cm³ rendia 150 cv a 2.800 rpm com a classe esperada em sua categoria, como destacava o material de apresentação do carro: "Você pode sentir a suavidade com que esta impressionante potência é liberada, sem aspereza ou vibração."

No ano seguinte era a vez do primeiro carro da série Zeppelin, o DS7. O nome buscava associá-lo aos famosos dirigíveis que usavam motores Maybach. Segundo um material de apresentação de 1934, a designação também servia "como símbolo dos princípios nos quais os automóveis Maybach são construídos: criar nada menos que o melhor dos mais avançados materiais, carros de valor duradouro, fabricados com o mais alto nível de perfeição". E continuava: "O Maybach Zeppelin — tanto na forma de um luxuoso carro de turismo e limusine de representação quanto na de uma excitante máquina de corridas para o homem dinâmico e ambicioso — é a resposta definitiva aos desejos automotivos, com um caráter de distinção todo seu e os mais altos níveis de elegância e potência."

Em outra versão do DS8, conversível de duas portas, um desenho mais esportivo e elegante; o chassi era fornecido para se aplicar sobre ele a carroceria desejada

O DS7 era tão sofisticado e caro que só tinha um concorrente direto, o Horch. O preço do chassi com mecânica, de 29.500 marcos, passava a cerca de 50.000 no carro completo — valor então suficiente para comprar cinco boas casas ou mais de 30 carros pequenos da Opel. Com o mesmo motor do 12 DS, alcançava de 145 a 150 km/h e oferecia duas opções de entreeixos, 3,66 e 3,73 m, que resultavam em comprimento de até 5,50 m. Enquanto isso, o W6 de 1931 representava uma opção com maior distância entre eixos para o W5, do qual aproveitava o motor. Continua

Nas telas
Ser ou Não Ser

Mel Brooks é um gênio da comédia. Na televisão ele ficou conhecido pelo engraçadissímo seriado O Agente 86. Fez vários filmes de sucesso, sempre sátiras, e uma delas é Ser ou Não Ser (To Be or Not to Be), de 1983, em que atua junto de sua bela esposa, a já falecida Anne Bancroft. O filme conta a história de um grupo de teatro que se apresenta na Polônia na época da guerra. Em frente ao teatro e em várias cenas pode-se ver um belo Maybach SW 38 de 1938 na cor preta. Este e vários outros filmes deste mestre do riso merecem ser vistos.

A Noite dos Generais

Em A Noite dos Generais (The Night of the Generals), de 1967, vê-se um Maybach DS8 de 1936. Baseado no romance de mesmo nome, o filme conta com Peter O'Toole, Omar Sharif e Tom Courtenay. Sharif interpreta um agente do serviço de inteligência alemão, que investiga o assassinato de uma prostituta em Warsaw em 1942. Três oficiais de alta patente são os principais suspeitos: General von Seydlitz-Gabler, Major General Kalhenberg e General Tanz.

Bom filme é Az dos Azes (L’As des As), de 1982. Estrelado por Jean-Paul Belmondo, Marie-France Pisier, Rachid Ferrache, Frank Hoffmann e Günter Meisner, retrata as Olimpíadas de Berlim em 1936. Um ex-aviador, após a Primeira Guerra, encarrega-se de treinar a equipe francesa de boxe nas olimpíadas. Seus problemas começam quando ele ajuda uma família de judeus que a Gestapo procura. Em algumas cenas aparece um SW 38 de 1937.

Outro SW 38 desse ano é visto em O General do Diabo (Des Teufels General), drama alemão de 1955, dirigido por Helmut Käutne, em que Harry Harras é um general da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial.

Os Deuses Malditos

Em Os Deuses Malditos (La Caduta Degli Dei), filme italiano de 1969, está um SW 37 Cabriolet 1934. O elenco inclui Dirk Bogarde, Ingrid Thulin, Helmut Berger e Helmut Griem. No início da ascensão do nazismo, o barão Von Essenbeck é assassinado na noite em que reúne sua família e membros do Partido Nazista para um jantar.

Finalmente, um SW 42 de 1938 pode ser visto em Amém (Amen), francês lançado em 2001. Em plena Segunda Guerra Mundial, um oficial alemão tenta avisar o Vaticano sobre as atrocidades cometidas contra os judeus nos campos de concentração. Como suas denúncias são ignoradas, ele inicia uma campanha para obrigar o Papa a se pronunciar sobre o assunto. No elenco estão Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe e Michel Duchaussoy.

Colaborou Francis Castaings

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade