Vigor em dúzias

Com o primeiro motor V12 produzido em série, o Packard
Twin Six inspirou até os supercarros de Enzo Ferrari

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

Já houve uma marca americana capaz de suscitar respeito e admiração comparáveis aos da britânica Rolls-Royce. A reputação deste fabricante europeu foi esculpida não só em luxo e opulência, mas em qualidade e inovação tecnológica, da mesma maneira que aconteceu à Packard, do outro lado do Atlântico. Desde o início os modelos da marca visavam atender às classes abastadas americanas. Entretanto, nenhuma inovação apresentada pela Packard surpreendeu mais que o primeiro motor V12 do Twin Six, apresentado em 1916.

Embora a marca não tenha sobrevivido, os irmãos Packard, William Doud e James Ward, de Warren, Ohio, eram oriundos da mesma elite para a qual produziam seus carros. Com a Packard Electric Company, fundada em 1890, os irmãos trataram de expandir os vários negócios em que sua família já atuava. Em 1898 James Packard se interessou pelas carruagens motorizadas que então empolgavam a imprensa e foi a Cleveland, no mesmo estado, adquirir um automóvel Winton. Assim que o empresário recebeu o carro, já tratou de dirigi-lo de volta a Warren, uma distância de 80 quilômetros.

O Modelo A de 1899, primeiro carro da Packard, tinha um motor de um cilindro e 12 cv, potência que já se destacava no cenário da época

Mesmo que fosse considerado por muitos o melhor carro da época, o Winton superaquecia e quebrava com freqüência. Packard levou o carro de volta ao fabricante e sugeriu várias melhorias. Alexander Winton, que dirigia a empresa, desdenhou e disse que, se Packard era tão esperto, que ele fizesse seu próprio carro. Pois o desafio funcionou. Em 1899 surgia o Modelo A, movido por um motor de quatro tempos e um cilindro com potência de 12 cv — tão pouco, mas o bastante para fazer dele um dos veículos mais potentes do mercado. Custava 1.200 dólares e, por mais 100, vinha com assentos extras e capota.

O novo empreendimento dos irmãos de Ohio ainda carecia de uma marca mais forte. Era chamado de Automobile Division of the New York and Ohio Company, subsidiária da Packard Electric Company. Com o sucesso do Modelo A, a marca foi rebatizada de Ohio Automobile Company, até que em 1902 finalmente se tornou a Packard Motor Car Company. Logo em seguida, investidores de Michigan, liderados por Henry B. Joy, compraram a empresa e a fábrica mudou-se para Detroit. Em Ohio, James Packard continuaria na presidência até 1909 e no conselho até 1912.

Estes modelos phaeton (conversível de quatro portas, ao lado) e landaulet (abaixo) pertencem à linha Twin Six...
...lançada em 1915, que introduziu ao mundo o motor de 12 cilindros; a unidade de 6,9 litros fornecia 88 cv

A qualidade de seus carros era notória, até o Modelo K de 1903 ter problemas de transmissão. Em atitude bem diferente da tomada pela Winton, a empresa comprou de volta os K defeituosos e os destruiu — um precursor extremo das convocações tão comuns hoje... O controle de qualidade foi logo revisto e algumas inovações técnicas trataram de restabelecer a imagem da Packard. Entre elas estava o avanço de ignição automático, o câmbio com engates na hoje habitual disposição em "H" e o acelerador comandado pelo pé. Enquanto isso, os fabricantes da primeira década do século 20 estabeleciam uma verdadeira batalha por motores mais potentes. Além de aceleração e velocidade melhores, a força do motor facilitava o funcionamento dos câmbios sem marchas sincronizadas.

Surgiram motores com dois cilindros, logo superados pelos com quatro. Em 1906 a Rolls-Royce lançava o Silver Ghost com um de seis cilindros em linha, conhecido pela suavidade de funcionamento. Esse tipo de propulsor foi adotado por vários fabricantes do segmento de luxo, mas enquanto a Inglaterra lutava na Primeira Guerra Mundial a Packard viu a chance de ousar ainda mais. Em 1915 o fabricante americano apresentou seu motor de 12 cilindros em "V" no modelo topo de linha para o ano seguinte. O engenheiro-chefe da empresa, Jesse Vincent, que também trabalhava com motores de aviação, levou o crédito pelo V12. Continua

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Data de publicação: 1/8/06

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