Ao lado e abaixo, o LTD reprojetado de 1979: linhas retas, menores dimensões e motores V8 de 4,95 e 5,8 litros

No interior requintado, opção entre banco inteiriço ou dois individuais

O LTD Crown Victoria dos anos 80, ainda com estilo conservador, e uma perua das últimas séries LTD, já com frente de aspecto mais atual

Ainda com carroceria sobre chassi, ele adotava a plataforma Panther, que também serviria a modelos Lincoln e Mercury por várias décadas. Suas linhas eram clássicas, com uma grade larga (e cromada) mais alta em relação às laterais. De cada lado vinham dois faróis retangulares. De lado recebia vincos discretos e o interior apostava no painel retilíneo, com velocímetro na horizontal. O acabamento mais luxuoso, o Landau, vinha com teto de vinil e opções como ar-condicionado com controle automático de temperatura e bancos dianteiros individuais.

Sem esse opcional, o câmbio na coluna de direção liberava espaço para um banco inteiriço na frente e o entreeixos ainda generoso garantia o conforto dos passageiros de trás. Com a nova silhueta o LTD ganhava em dirigibilidade e até em economia de combustível, calcanhar-de-aquiles dos modelos anteriores. Inicialmente era equipado com os motores de 4,95 litros (132 cv, 31,2 m.kgf) e 5,8 litros (144 cv, 39,4 m.kgf) e os discos já apareciam nos freios dianteiros.

Um ano depois o nome Crown Victoria ressurgia como uma versão de acabamento superior do LTD. O carro recebia um contorno cromado que ia da coluna central até a traseira, como se fosse um teto de vinil, da mesma forma que no cupê Fairlane de 1955. Em 1983 havia uma separação na linha: o LTD Crown Victoria reinava sozinho no topo da gama Ford e o LTD básico ficava com o segmento dos médios, utilizando a plataforma Fox, a mesma que serviria ao Mustang até 2004. Este modelo menor, derivado do Ford Fairmont, usava motores de quatro cilindros e 2,3 litros, seis cilindros em linha e 3,3 litros, e V8 de 4,95 litros. Mas logo seria substituído por outro sucesso, o Taurus.

As linhas do LTD Crown Victoria não fugiam à regra daquele tempo, mesmo porque seu público-alvo era mais conservador. Continuavam retas e os cromados estavam por toda parte, até na soleira das portas. A frente ainda era a mesma. Os pára-choques vinham cromados, assim como a enorme grade quadriculada, frisos, calotas e retrovisores. A lateral exibia traços limpos, sem terceira janela, e o balanço traseiro era enorme, o que dava ampla capacidade ao porta-malas — cuja tampa de caída suave terminava com lanternas simples e quadradas. Além da perua LTD Country Squire, um cupê completava a linha, mas ele durou pouco e hoje é disputado por entusiastas e colecionadores.

O conforto estava garantido com direção assistida, revestimento do piso em carpete, bancos reclináveis em tecido de qualidade, luzes de cortesia e rádio AM/FM estéreo. Com o passar do tempo, poucas mudanças de estilo chegaram ao LTD, mas o conforto aumentou com o ar-condicionado de série e as opções de volante com regulagem de altura e travas elétricas das portas. A opção Brougham era a mais completa e requintada. O LTD Crown Victoria mantinha os motores V8 da linha Windsor, o 302 e o 351, com potências de 132 e 161 cv, na ordem. A caixa de câmbio era automática de quatro marchas, que aposentou a maioria dos câmbios antigos da linha Ford, como o Cruise-O-Matic e o C5. Continua

Nas telas
Assim como o arqui-rival Chevrolet Caprice, o LTD e o Crown Victoria são figuras fáceis em filmes, desenhos e até jogos de computador. Na telona um dos destaques é a participação no filme Táxi (Taxi, 2004), estrelado por Queen Latifah, Jimmy Fallon, Gisele Bündchen e Jennifer Esposito. No longa, Andrew (Fallon) é um policial desastrado que persegue uma quadrilha de ladras estonteantes que tem Vanessa, vivida pela top brasileira, no comando. Sem poder dirigir, o policial acaba no Crown Victoria táxi modificado da espevitada Isabelle (Latifah). Cenas alucinantes de perseguição.

No filme Homens de Preto (Men in Black, 1997), os personagens Agent K (Tommy Lee Jones) e Agent J (Will Smith) utilizam um belo exemplar preto do LTD Crown Vic nas andanças para investigar atividades alienígenas na Terra. É claro que para atividades tão importantes o carro dos agentes conta com recursos tecnológicos bastante peculiares... Dirigido por Barry Sonnenfeld, o filme é baseado nos personagens de histórias em quadrinhos criados por Lowell Cunningham.

Em Mac, O Extraterrestre (Mac and Me, 1988), que conta a história de um ser de outro planeta que escapa dos laboratórios da Nasa e faz amizade com um garoto, é possível ver um LTD raro: a versão cupê hardtop 1979. E muitos desses modelos da Ford aparecem como carros policiais em filmes e seriados.
É o caso do exemplar em Arquivo X (The X Files, 1993-2002), outro no suspense Prova Final (The Faculty, 1998) e também no filme de ação Soldado Universal (Universal Soldier, 1992). Em Colateral (Collateral, 2004), o motorista de táxi Max (Jamie Foxx) entra em maus lençóis quando o passageiro Vincent (Tom Cruise), um assassino de aluguel, usa seus serviços para levá-lo até suas vítimas — testemunhas-chave que podem colocar um cartel de drogas inteiro atrás das grades. O carro é um Crown Vic 1995, usado durante todo o filme e destruído em uma capotagem.

Uma perua LTD Country Squire acompanha os personagens centrais da comédia Férias Frustradas (Vacation, 1983). Bastante modificada no filme, é ela que leva a família Griswolds para as férias planejadas, que começaram em Chicago com destino ao parque Walley World. Eles só não contavam com os imprevistos que tornam essa comédia um clássico dos anos 80.

Por fim o detetive Mike (Chris Sarandon) quase perde a vida em um acidente provocado pelo boneco possuído Chuck, no clássico de terror Brinquedo Assassino (Child's Play, 1988). A bordo de seu LTD 1986, o detetive apanha feio do boneco, que tem o espírito do estrangulador Charles Lee Ray (Brad Dourif), até que capota o carro. Estão no elenco Catherine Hicks e Alex Vincent.
Homens de Preto

Soldado Universal


Férias Frustradas

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade