As primeiras gerações do
Mark estão muito mais bem representadas no cinema que as mais
recentes. Enquanto a lista de aparições relevantes dos Marks
III, IV e V é generosa, é difícil encontrar um registro de filme
em que, mesmo que rapidamente, haja um Mark VIII em cena.
Da geração Mark III, pode-se escolher entre o policial O
Gângster (American Gangster, 2007), com Denzel
Washington; a ação Cannonball - A Corrida do Século (Cannonball,
1976), com David Carradine; a comédia alemã Voll Normaaal
(1994); a ação Arriscando Tudo (Trouble Bound,
1993); os dramas Brubaker (1980), com Robert Redford, e
Jogada de Gênio (Flash of Genius, 2008), além da ação
Arma Secreta Contra Matt Helm (The Wrecking Crew,
1969), com Dean Martin. Em todos esses o carro é identificado
como ano-modelo 1969 ou incerto.
Talvez o melhor filme para se apreciar um Mark seja o policial
Operação França (The French Connection, 1971), com
Gene Hackman. O exemplar 1970 usado é um personagem automotivo
central da trama. Do mesmo ano ainda há o drama franco-italiano
Città Violenta (1970), com Charles Bronson, e a ação
cômica Starsky & Hutch - Justiça em Dobro (Starsky &
Hutch, 2004), com Ben Stiller.
No terror O Carro, a Máquina do Diabo (The Car,
1977), com James Brolin, o protagonista é um Mark III 1971
negro, mas um exemplar todo customizado pela
Barris Kustoms a
ponto de ficar irreconhecível com suas feições bastante
caricatas de vilão.
Já a ação Fúria Cega (Blind Fury, 1989), com
Rutger Hauer, e o policial Trouble Man (1972) exibem
modelos 1972, o primeiro da geração Mark IV, ao passo que a
ficção cientifica O Domínio do Olhar (Looker, 1981), com
Albert Finney; a comédia O Mais Louco dos Roubos (Bank
Shot, 1974), com George C. Scott; e o drama criminal The
Black Gestapo (1975) contam com exemplares um ano mais
novos.
Ainda dessa geração podemos ver Marks de 1974 em A Vingança
de J.D. (J.D.'s Revenge, 1976), com Louis Gossett
Jr.; a fantasia A Montanha Enfeitiçada (Escape to
Witch Mountain, 1975), com Ray Milland; e a comédia
Lovely by Surprise (2007), além do Mark IV 1975 da ação
cômica I'm Gonna Git You Sucka (1988).
A comédia de ação Showtime (2002), com Robert De Niro e
Eddie Murphy; a ação Atraídos pelo Perigo (No Man's
Land, 1987), com Charlie Sheen; o terror A Presa Humana
(Naked Fear, 2007); a aventura Meu Amigo, o Gnomo
(A Gnome Named Gnorm, 1990); e a ação Robocop 3
(1993) trazem o Mark V de 1977 em seus elencos.
Da geração seguinte, o Mark VI 1980 está no policial Ghost
Dog – Matador Implacável (Ghost Dog: The Way of the
Samurai, 1999), com Forest Whitaker; nos dramas Gotti –
No Comando da Máfia (Gotti, 1996) e Sangue & Vinho
(Blood and Wine, 1996), este com Jack Nicholson; e na
comédia A Promoção (The Promotion, 2008).
O mais novo Mark VII aparece no policial Edison – Poder e
Corrupção (Edison, 2005), com Morgan Freeman. Um de
1986 pode ser visto na ação cômica O Negociador (Metro,
1997), com Eddie Murphy; outro um ano mais novo está na aventura
007 – Permissão Para Matar (Licence to Kill,
1989), com Timothy Dalton. O drama O Rei de Nova York (King
of New York, 1990) exibe um exemplar daquele ano, assim como
a ação F/X2 (1991) mostra um Mark VII do mesmo ano de
produção do filme. Por fim, na ação A Rede (The Net,
1995), com Sandra Bullock, aparece um modelo 1992.
Uma curiosidade sobre o Mark que foge do escopo do cinema é a
participação bem destacada em dois videoclipes. Uma deles é o da
música Ironic, da cantora canadense Alanis Morissette.
Ele é quase todo gravado dentro de um Mark V 1978. Já a banda
britânica Depeche Mode gravou Dream On com o vocalista
Dave Gahan dirigindo um Mark IV 1973 customizado. |
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Cannonball |
Arriscando Tudo |
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Operação França |
Starsky & Hutch |
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O Carro, a Máquina do Diabo |
Fúria Cega |
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I'm Gonna Git You Sucka |
O Mais Louco dos Roubos |
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Atraídos pelo Perigo |
Ghost Dog |
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F/X2 |
A Promoção |
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