O rei dos personalizadores

Mais conhecido pela criação do primeiro Batmóvel, George Barris
elaborou visuais muito criativos para diferentes carros

Texto: José Geraldo Fonseca - Fotos: divulgação

George e o irmão Sam faziam alterações nas carrocerias dos carros já na década de 1930, mas foi por volta de 1950 que ganharam projeção

O Hirohata Merc, um Mercury 1951 com teto rebaixado, é talvez o mais famoso automóvel personalizado para um particular de todos os tempos

De cima para baixo, Ford 1949, Chevrolet do mesmo ano e Plymouth 1953, alguns dos trabalhos feitos por Barris ainda na década de 1950

Um dos carros mais famosos e cobiçados das telas é o Batmobile, ou Batmóvel, usado no seriado Batman dos anos 60. Ele foi criado pelo projetista americano George Barris, o mais conhecido personalizador de carros de todos os tempos. Com alguma razão, ele próprio se intitulava o rei dos customizadores — "King of Kustoms", com a irreverência de usar o "K" em vez do "C" na última palavra.

George nasceu em 1925, um ano depois de seu irmão Sam, ambos em Chicago. Devido à morte de seus pais, em 1928 eles se mudaram para Roseville, Califórnia, para viver com parentes. Fascinado por modelos de aeronave, ele se dedicava a tal hobby seriamente na adolescência, quando ganhou diversos concursos. Os irmãos trabalhavam em um restaurante da família e um dia foi dado a eles um Buick 1925 pelo trabalho. Embora não estivesse em boa forma, eles rapidamente o restauraram e começaram a experimentar mudanças em sua aparência. George contava então com apenas 13 anos.

Esse se tornou o primeiro carro personalizado pelos irmãos Barris. Venderam-no com lucro para comprar outro e reformar — um Ford 1929 —, e assim nascia a carreira. Antes que George tivesse se formado no ensino médio, a procura por seu trabalho já havia crescido a tal ponto que logo eles criaram um clube para os proprietários de veículos personalizados, chamado Kustoms Car Club. Foi o primeiro uso da ortografia Kustom, criada por George e que viria a ser associada a ele.

Sam entrou para a Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto George se mudava para Los Angeles e lá fundava sua primeira oficina de personalização, no subúrbio de Bell. Sam se juntou a ele ao fim da guerra e, juntos, logo abriam uma nova oficina na Avenida Compton, na mesma cidade, batizada como Barris Brother's Custom Shop. O talento natural de Sam para trabalhar com metais servia como perfeita companhia para os projetos de George. Os dois passaram então a construir seus projetos personalizados para compradores particulares.

Em 1947, George construiu e correu brevemente com seu próprio carro. Essas atividades trouxeram a atenção da indústria do cinema, pelo que eles logo foram convidados a criar carros para uso pessoal de executivos dos estúdios e estrelas. Nessa época conheceram Robert E. Petersen, fundador das revistas Hot Rod e Motor Trend — e mais tarde do fabuloso museu Petersen, em Los Angeles. Suas publicações ajudavam a divulgar o estilo Barris, e George começava a escrever artigos sobre como fazer carros personalizados, além de fotografá-los para as publicações.

A oficina tornou-se pequena para o crescimento das encomendas que se seguiu. Mudaram-se para uma maior em Lynwood. Sam comprou um Mercury duas-portas e sabia que ele daria um belo trabalho de personalização, começando a reforma do carro. Ele realizou o primeiro rebaixamento de uma capota rígida de que se tem notícia. Bob Hirohata ficou admirado com o trabalho e trouxe seu Mercury 1951 para uma personalização total. Esse veículo, conhecido como Hirohata Merc, ficou pronto a tempo de ser mostrado no evento Motorama de 1952 — e se tornou tão popular que ofuscou os carros dos melhores projetistas de Detroit.

Esse talvez seja até hoje o carro personalizado para uso particular mais famoso de todos os tempos, tendo levado a réplicas bastante fiéis nos últimos anos, quando começou a nascer um interesse histórico pelos carros customizados e hot rods. Foi também o Hirohata Merc que abriu a era do Mercury 1950 como a base predileta para o projeto clássico de um carro personalizado — algo que perdura para muitos até hoje.

George formou o grupo Kustoms of Los Angeles, de início exclusivo para os fregueses dos Barris, mas que mais tarde se tornaria a Kustoms of America. O grupo se dedicava a passeios de fim de semana organizados por George. Sam, que faleceria de câncer em 1967, decidira deixar a empresa no começo dos anos 50. George, que havia se casado com Shirley Ann Nahas, teve com ela a ajuda fundamental para a promoção da empresa, que se tornara a Barris Kustom Industries. Continua

 

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Data de publicação: 26/10/10 - Atualização: 6/11/15

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