
George e o irmão Sam faziam
alterações nas carrocerias dos carros já na década de 1930, mas foi por
volta de 1950 que ganharam projeção

O Hirohata Merc, um Mercury
1951 com teto rebaixado, é talvez o mais famoso automóvel personalizado
para um particular de todos os tempos



De cima para baixo, Ford 1949,
Chevrolet do mesmo ano e Plymouth 1953, alguns dos trabalhos feitos por
Barris ainda na década de 1950 |
Um dos carros mais famosos e cobiçados das telas é o Batmobile, ou
Batmóvel, usado no seriado Batman dos anos 60. Ele foi criado pelo
projetista americano George Barris, o mais conhecido personalizador de
carros de todos os tempos. Com alguma razão, ele próprio se intitulava o
rei dos customizadores — "King of Kustoms", com a irreverência de usar o
"K" em vez do "C" na última palavra.
George nasceu em 1925, um ano depois de seu irmão Sam, ambos em Chicago.
Devido à morte de seus pais, em 1928 eles se mudaram para Roseville,
Califórnia, para viver com parentes. Fascinado por modelos de aeronave,
ele se dedicava a tal hobby seriamente na adolescência, quando ganhou
diversos concursos. Os irmãos trabalhavam em um restaurante da família e
um dia foi dado a eles um Buick 1925 pelo trabalho. Embora não estivesse
em boa forma, eles rapidamente o restauraram e começaram a experimentar
mudanças em sua aparência. George contava então com apenas 13 anos.
Esse se tornou o primeiro carro personalizado pelos irmãos Barris.
Venderam-no com lucro para comprar outro e reformar — um Ford 1929 —, e
assim nascia a carreira. Antes que George tivesse se formado no ensino
médio, a procura por seu trabalho já havia crescido a tal ponto que logo
eles criaram um clube para os proprietários de veículos personalizados,
chamado Kustoms Car Club. Foi o primeiro uso da ortografia Kustom,
criada por George e que viria a ser associada a ele.
Sam entrou para a Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto
George se mudava para Los Angeles e lá fundava sua primeira oficina de
personalização, no subúrbio de Bell. Sam se juntou a ele ao fim da
guerra e, juntos, logo abriam uma nova oficina na Avenida Compton, na
mesma cidade, batizada como Barris Brother's Custom Shop. O talento
natural de Sam para trabalhar com metais servia como perfeita companhia
para os projetos de George. Os dois passaram então a construir seus
projetos personalizados para compradores particulares.
Em 1947, George construiu e correu brevemente com seu próprio carro.
Essas atividades trouxeram a atenção da indústria do cinema, pelo que
eles logo foram convidados a criar carros para uso pessoal de executivos
dos estúdios e estrelas. Nessa época conheceram Robert E. Petersen,
fundador das revistas Hot Rod e Motor Trend — e mais tarde
do fabuloso museu Petersen, em Los Angeles. Suas publicações ajudavam a
divulgar o estilo Barris, e George começava a escrever artigos sobre
como fazer carros personalizados, além de fotografá-los para as
publicações.
A oficina tornou-se pequena para o crescimento das encomendas que se
seguiu. Mudaram-se para uma maior em Lynwood. Sam comprou um Mercury
duas-portas e sabia que ele daria um belo trabalho de personalização,
começando a reforma do carro. Ele realizou o primeiro rebaixamento de
uma capota rígida de que se tem notícia. Bob Hirohata ficou admirado com
o trabalho e trouxe seu Mercury 1951 para uma personalização total. Esse
veículo, conhecido como Hirohata Merc, ficou pronto a tempo de ser
mostrado no evento Motorama de 1952 — e se tornou tão popular que
ofuscou os carros dos melhores projetistas de Detroit.
Esse talvez seja até hoje o carro personalizado para uso particular mais
famoso de todos os tempos, tendo levado a réplicas bastante fiéis nos
últimos anos, quando começou a nascer um interesse histórico pelos
carros customizados e hot rods. Foi também o Hirohata Merc que abriu a
era do Mercury 1950 como a base predileta para o projeto clássico de um
carro personalizado — algo que perdura para muitos até hoje.
George formou o grupo Kustoms of Los Angeles, de início exclusivo para
os fregueses dos Barris, mas que mais tarde se tornaria a Kustoms of
America. O grupo se dedicava a passeios de fim de semana organizados por
George. Sam, que faleceria de câncer em 1967, decidira
deixar a empresa no começo dos anos 50. George, que havia se casado com
Shirley Ann Nahas, teve com ela a ajuda fundamental para a promoção da
empresa, que se tornara a Barris Kustom Industries.
Continua
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