Faziam parte da linha nesta época o Tempest, o Le Mans, o GTO, o Catalina e o Star Chief. E o Grand Prix ocupava o topo da linha, ao associar luxo com esportividade. A frente estava mais imponente, com o "bico" um pouco mais pontudo. Era mais discreto em cromados que os outros Pontiacs, mas a inscrição Grand Prix em letras cromadas maiúsculas ficava na lateral dos pára-lamas dianteiros. Como no GTO, a dupla saída de escapamento era marca registrada. Na parte inferior lateral a soleira era cromada; as lanternas e toda a extensão sobre a traseira tinha frisos horizontais, criando um novo estilo. |
![]() |
Associar conforto e desempenho era o ponto alto do Grand Prix, que neste modelo 1966 oferecia três motores V8, com potência bruta de 303 a 376 cv |
Seu painel tinha um grande mostrador horizontal que incluía
velocímetro, marcador de temperatura e de nível de combustível. À
direita deste, mais três mostradores circulares: conta-giros,
relógio e voltímetro. Havia rádio com toca-fitas e o volante de dois
raios tinha diâmetro grande e aro fino, comum em carros americanos
da época. De série a direção tinha assistência hidráulica. Sobrava
espaço para quatro ocupantes — um quinto ficaria mal acomodado por
causa do túnel da transmissão. Era um esportivo luxuoso para quatro
pessoas, mas a própria empresa o denominava um
2+2. |
Teto revestido em vinil, rodas traseiras semi-encobertas, vidro traseiro côncavo: detalhes charmosos do cupê de 1966 |
![]() |
Desde 1963 o Grand Prix se servia muito bem de motores, todos V8 com
bloco e cabeçote em ferro fundido e comando de válvulas no bloco. O mais
"manso" era o de 389 pol³ (6,4 litros), alimentado por um carburador
quádruplo, que despejava a potência de 303 cv (valor
bruto, como todos neste artigo até
1971). Mais potente um pouco era a versão de 325 cv, com torque máximo
de 59 m.kgf. Apesar de pesar 1.870 kg distribuídos por 5,6 metros, o
cupê acelerava de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atingia 190 km/h. O
motor de topo era o 421, com 376 cv. |
|
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |