


Entre as opções da linha 1912,
de cima para baixo, o Commercial Roadster, o Town Car
e o utilitário Delivery Car com carroceria fechada |
As versões Landaulet e
Coupe tiveram a produção interrompida em favor do novo Tourabout, com
duas seções separadas de banco traseiro. A demanda
pelo Ford quase triplicou, com 32.053 carros produzidos. Como também era
hábito na época vender só o chassi com a mecânica do veículo para a
aplicação de carrocerias especiais, a fábrica decidiu explorar esse
segmento e passou a oferecer o seu por 700 dólares. Entre as mais
conhecidas carrocerias nele instaladas estava a Depot Hack de madeira,
precursora das peruas "woodie" dos anos 40. A participação de mercado da
Ford subia para 18%.
A crescente popularidade do Modelo T originou seu apelido americano, Tin
Lizzie. "Lizzie" era uma gíria que designava uma criada eficiente e
confiável, "tin" significa lata. Contrariando o prognóstico da maior
parte dos investidores que não acreditavam na popularização do
automóvel, Henry Ford inaugurou a nova fábrica de sua companhia em
Highland Park, chamada de Palácio de Cristal pela quantidade de janelas.
Era a maior do mundo sob o mesmo teto — e esse tamanho todo não seria
desperdiçado. As primeiras mudanças de estilo significativas viriam em 1911.
Os pára-lamas estavam mais arredondados em seus contornos e, entre o
capô e o habitáculo, havia uma divisória de madeira que sustentava o
pára-brisa mais alto. Novas também eram as carrocerias Open Runabout e
Torpedo Runabout. Ambas tinham um único banco, mas a segunda contava com
portas, ausentes na outra. No Touring, chapas de aço passavam a cobrir a
estrutura de madeira da carroceria. Os preços começavam a cair, partindo
de 680 dólares. Em contrapartida, as vendas dobraram e a participação no
mercado já era de 35%.
O modelo 1912 marcou a chegava do primeiro "Tin Lizzie" de quatro
portas, recurso disponível nas versões com duas fileiras de assentos.
Era uma novidade curiosa, já que a porta do motorista não se abria e,
assim como a do passageiro ao lado, podia ser removida. Chegava também a
versão Delivery Car, um utilitário leve para, como o nome em inglês
indicava, entregar cargas leves. Mais uma vez a Ford reduzia o preço,
dessa vez em 80 dólares. "Cada dólar reduzido atrai mil compradores",
dizia Henry Ford, justificando sua ousada política de preços.
Se a produção da Ford cresceu para 78.440 carros, sua participação no
mercado caiu para 22% graças à concorrência que já se mobilizava na
tentativa de oferecer alternativas acessíveis ao Modelo T. Entre elas
estava a Little, que logo seria incorporada pela recém-fundada Chevrolet
para esta oferecer modelos de baixo custo.
Continua
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