BX 4x4, perua Evasion, Tonic: versões da fase final da história do BX

Além do esportivo GTI, era lançada uma versão com tração integral, muito popular na Europa e bastante apreciada em tempos de inverno rigoroso. Um novo motor, de 1,1 litro, estava disponível apenas em Portugal, Itália e Grécia, países em que maior cilindrada implicava tributação mais pesada. Não era o mais adequado ao porte do BX, com meros 54 cv.

Como primeiro produto 100% PSA, o BX vendia bem. Um de seus donos era o próprio projetista do carro, Marcello Gandini, que na ocasião trabalhava no estúdio Bertone e também possui no currículo os Lamborghinis Miura, Countach e Diablo, os Maseratis Khamsin e Quattroporte e o Lancia Stratos. Esse fato foi aproveitado pela marca em campanhas publicitárias no início da década de 1990. Outro que apreciava a marca francesa era Hergé, criador do personagem Tintin. Em vários livros e filmes da série é possível ver modelos da Citroën dirigidos por bandidos e mocinhos da história. Por conta dessa paixão o BX apareceu em uma série de figuras autocolantes que vinham no chocolate Côte d'Or. Eram 12 imagens com um modelo da marca e um personagem de Hergé.

O início dos anos 90 foi marcado por poucas mudanças na linha BX. Uma delas foi o rearranjo das versões: de TRS, TRE, TGS, RS e RE, agora se limitava a três — TZI, TGI e TGE. Até o fim de sua vida apenas retoques foram acrescentados ao modelo, como catalisador no escapamento para atender a normas de emissões poluentes. Houve também edições especiais como Millésime, Olympique, Tonic, Evasion (para a Break) e Ourane.

Assim como o GS saíra de cena, era vez do BX de se aposentar. Depois de 2.315.739 unidades vendidas (incluindo 323 no Brasil de 1992 em diante), o hatch passava o trono a seu sucessor, o Xantia, em 1993. A Estate continuaria por mais um ano. Sem dúvida um dos modelos mais populares da história recente da Citroën, o BX ainda é lembrado e vivenciado pelos fãs. O comportamento dinâmico, a versão GTI e o desenho com o DNA típico dos franceses não serão esquecidos.

Os especiais
Por já estar com as "mãos na massa" (era a responsável pela produção da BX Break), a Heuliez fez versões especiais da perua para diversos fins. A empresa faz ambulâncias desde 1972 e esta Citroën não poderia ficar de fora das conversões. A versão Clinique tinha o teto elevado, mas certamente se destacava entre os veículos do gênero quando era preciso transpor uma estrada sinuosa para chegar rápido ao destino.

Em 1986 a Heuliez apresentava a BX Buffalo, perua com revestimento de couro nos bancos e apliques de madeira. Já a Break Service tinha apenas três portas e a parte traseira fechada, como em um furgão. O compartimento de carga levava 1,8 metro cúbico e havia opção de motores a gasolina e a diesel. Outro uso comum da Break foi nas corporações policiais, em que seu bom desempenho e a ótima suspensão faziam a diferença.
Ficha técnica
_ 14 (1982) 19 GTi 16S (1987) 4TC (1985) Break (1992)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 75 x 77 mm 83 x 88 mm 91,4 x 81,6 mm 83 x 73 mm
Cilindrada 1.360 cm3 1.905 cm3 2.141 cm3 1.580 cm3
Taxa de compressão 9,3:1 10,4:1 7:1 9,3:1
Potência máxima 62 cv a 5.500 rpm 161 cv a 6.500 rpm 200 cv a 5.250 rpm 88 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 11 m.kgf a
2.500 rpm
18,4 m.kgf a
5.000 rpm
30 m.kgf a
2.750 rpm
13,1 m.kgf a
2.700 rpm
Alimentação carburador de corpo simples injeção multiponto injeção multiponto e turbocompressor injeção
CÂMBIO
Marchas e tração 4, dianteira 5, dianteira 5, integral 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado a disco
Antitravamento (ABS) não sim não
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, braço semi-arrastado
RODAS
Pneus 165/70 R 14 195/60 R 14 210/55 R 390 165/70 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 4,23 m 4,51 m 4,40 m
Entreeixos 2,65 m 2,61 m 2,65 m
Peso 885 kg 1.073 kg 1.280 kg 996 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 155 km/h 220 km/h 222 km/h 160 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 16 s 8,4 s 7,5 s 15 s

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade