Best Cars Web Site
Carros do Passado

Touro de briga

Belo, avançado e muito potente, o Miura foi o primeiro
de uma fase marcante para a italiana Lamborghini

Texto: Marcelo Ramos - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Reza a lenda que o italiano fabricante de tratores Ferruccio Lamborghini decidiu construir carros esporte depois que o comendador Enzo Ferrari fez pouco caso de suas reclamações, referentes a constantes problemas que seus Ferraris apresentavam. Se realmente isso aconteceu, não há como confirmar. No entanto, que os carros produzidos por Ferruccio se tornaram referência em estilo, engenharia e desempenho, não há dúvida.

O primeiro carro da Lamborghini, o 350 GT: motor V12 e bom desempenho, mas um estilo indefinido e sem charme para competir com os Ferraris

Considerado um dos mais belos Lamborghinis já construídos, o Miura é o responsável pela decolagem da marca no mercado dos superesportivos. Após resultados pouco cativantes com o 350 GT, um cupê 2+2 lançado em 1964, que tinha estilo indefinido, a marca de Sant'Agata Bolognese precisava de um carro que fizesse jus ao motor V12, desenvolvido por Giotto Bizzarini, e que fosse capaz de ofuscar o brilho dos Ferraris.

A idéia era construir um modelo com motor central, como o Ford GT40 e o Ferrari 250 LM, mas voltado para o uso normal e não para corrida. O novo esportivo teria apenas dois lugares, tinha de ser leve e baixo, e deveria ter desenho atraente, intimidador e moderno. Logo em 1964 a equipe de engenharia começava a esboçar os primeiros cálculos do projeto.

A partir da esquerda, Bob Wallace, Paolo Stanzani, Ferruccio Lamborghini e Giampaolo Dallara, parte da equipe responsável por trazer ao mundo o Miura

Para desenvolver o carro a empresa de Ferruccio contou com um time de profissionais experientes em carros esporte, como Bob Wallace, Paolo Stanzani, Giampaolo Dallara e Giotto Bizzarini.

O neozelandês Wallace, mecânico de corrida que já havia trabalhado em grandes equipes, como Ferrari e Maserati, desde 1963 era responsável pelos testes da marca. Bizzarini era engenheiro da Ferrari e tinha larga experiência em motores de alto desempenho. Seu primeiro motor feito para a Lamborghini era tão potente que o próprio Ferruccio o advertiu, alegando que não queria um motor de corrida, mas apenas para um Grã-Turismo de rua. Dallara e Stanzani também tinham passagem por Maranello e conheciam bastante sobre carros esporte.
Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 10/1/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados