Ainda em 1953 era lançado o modelo 404 no Salão de Londres. Em termos de estilo rompia os laços com a origem germânica. A frente tinha dois faróis circulares e, abaixo deles, pequenas luzes de direção. Ao centro, a grade em forma de trapézio invertido com cantos arredondados lembrava mais uma turbina de avião. No meio dela podia vir um terceiro farol circular. Sobre o capô havia uma pequena entrada de ar. Conservava linhas bem fluidas e a traseira, ainda fastback, tinha aletas. Suas formas, desenhadas no melhor conceito aeronáutico da época, foram influenciadas pelo estilo do avião Bristol Brabazon Trans Oceanic. |
Mais compacto e leve que os anteriores, o 404 descartava a influência da BMW e sugeria uma turbina com a grade, que podia ter um terceiro farol |
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Era um legitimo cupê, pois apenas dois ocupantes se acomodavam nele,
e mais curto que os anteriores: 4,35 m de ponta a ponta, 2,44 m
entre eixos. Por dentro era muito luxuoso. O revestimento do painel,
bancos e toda a forração interna era em couro de ótima qualidade.
Tinha volante de dois raios e ampla instrumentação ao centro,
aplicada sobre madeira nobre. A parte mecânica havia evoluído muito
pouco: o cliente podia optar entre um motor com 105 cv e outro pouco
mais potente, de 125 cv, que permitia uma velocidade máxima de 175
km/h. O esportivo acelerava bem, com auxílio do baixo peso (1.040
kg), e ganhava muito em estabilidade, comparável a carros de corrida
na época. |
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O estranho 405 era um quatro-portas derivado do cupê 404; seu estepe ficava atrás da roda dianteira esquerda, acessível por uma tampa no pára-lama |
Baseado neste cupê foi produzida uma bela versão de quatro portas, a 405
— o único Bristol nesta configuração. Era um sedã confortável para
quatro pessoas e com um detalhe que chamava a atenção: o local de guarda
do estepe. Havia uma tampa no pára-lama dianteiro esquerdo que dava
acesso ao pneu. Do outro lado, a mesma tampa servia de acesso a bateria
— exotismo com elegância. Em quatro anos de produção foram produzidos
apenas 294 sedãs. Um conversível também foi feito pela empresa Abbott de
Farnham em apenas 46 unidades. |
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