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"Nariz pontudo" e lanternas traseiras como turbinas: o estilo original do modelo 1961, "único em todo o mundo", segundo a Ford

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O T-Bird 1963 era o mesmo, salvo pelas novas versões: uma delas, a Sports Roadster (no anúncio), parecia imitar os antigos roadsters

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Nariz-bala   Por mais que uma grande idéia estivesse perdida, os Thunderbirds de quatro lugares ainda eram interessantes. Em 1961 surgia a terceira geração, diferente de qualquer carro à venda na América. Sua controversa frente pontuda ganhou um novo apelido, bullet nose (nariz-bala de revólver), que tornou o modelo conhecido como Bullet Bird (pássaro-bala). Marcando a estética da nova década, o pára-brisa não era mais envolvente e a traseira parecia munida de duas turbinas, com lanternas circulares grandes e simples.

O motor era apenas um: V8 de 390 pol³ (6,4 litros) e os mesmos 300 cv da versão 352 anterior, só que apenas com caixa automática. Ninguém mais se impressionava. Um item de série curioso era o volante com deslocamento lateral, que facilitava muito o acesso. Outros recursos eram freios auto-ajustáveis, limpadores de pára-brisa elétricos e o primeiro rádio totalmente transistorizado. Como carro-madrinha da 500 Milhas de Indianápolis, o T-Bird ganhou destaque, mas as vendas naquele ano ficaram aquém de 1960, com 62.535 unidades.

Após pequenos retoques de estilo, o modelo 1962 incluía as novas versões Sports Roadster e Landau Hardtop. Esta tinha acabamento mais requintado, com teto em vinil. A primeira oferecia uma cobertura de plástico reforçado com fibra-de-vidro para os bancos traseiros, rodas raiadas e outros detalhes na carroceria, tentando deixar o grandalhão conversível com jeito de Little Bird. Apenas 1.307 desses “pseudo-roadsters” foram feitos, dos quais meros 120 traziam a opção de três carburadores de corpo duplo, que rendia 340 cv.

Os dois tipos de propulsor continuaram em 1963, quando o carro recebeu novos vincos nas laterais. Uma edição especial de 2.000 unidades surgiu no meio do ano, chamada de Principality of Monaco (Principado de Mônaco). O príncipe Rainier foi presenteado com o primeiro. E se o Sports Roadster já vendera pouco no ano anterior, em 1963 só atraía 455 compradores, dos quais 37 com carburação tripla. Um item de colecionador.

Mais um ciclo de três anos se encerrava com a chegada do modelo 1964. Agora a frente parecia o nariz de um tubarão. Na traseira, lanternas retangulares nada discretas também marcavam as linhas. O opulento interior trazia painel maciço, indo de porta a porta, e recursos que aprimoravam o conforto, como o freio de estacionamento com liberação automática. Ar-condicionado, controle elétrico dos vidros e dos bancos e revestimento em couro eram opcionais. O motor 390 era o único à disposição.

Esses modelos são chamados de Flair Birds (flair é o talento para fazer coisas com estilo). A receita agradou o suficiente para as vendas saltarem 32%, totalizando 92.465. Mesmo sem a versão Sports Roadster, embora ainda com a Landau, alguns consumidores pediam a cobertura traseira e rodas raiadas. Talvez fosse por influência da deliciosa Fun, Fun, Fun que os Beach Boys lançaram naquele ano (leia boxe). Mas uma revolução estava em andamento na Ford, com outro nome de impacto: Mustang. Continua

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