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O primeiro RX-7, ou Savanna no Japão: perfil baixo, faróis escamoteáveis, boa aerodinâmica e o amplo vidro traseiro, que acabou dividido em três partes

Graças ao motor compacto, a Mazda pôde usar um capô baixo e manter a linha harmoniosa, além de favorecer a aerodinâmica. Testes em túnel de vento apontaram um coeficiente (Cx) de 0,36, que subia para 0,38 com os faróis escamoteáveis em uso — comparáveis aos de bons esportivos com os quais concorreria, como o Porsche 924 e o Datsun 280Z. Algumas concessões foram feitas em nome da redução de custos, como o uso de três vidros na traseira em vez de uma única e grande peça envolvente.

Também para conter as despesas, componentes "da prateleira" da marca foram emprestados ao RX-7, caso da caixa de direção de esferas recirculantes, pesada e menos precisa que uma de pinhão e cremalheira, e as suspensões. A dianteira era McPherson e a traseira de eixo rígido, com paralelogramos de Watt como nos RX-3 preparados para competição. O baixo peso não justificou freios a disco na traseira (usaram-se tambores) e permitiu estreitos pneus 165/80-13, com opção por 185/70-13.

O motor escolhido foi o 12A, de dois rotores de 573 cm³ (1.146 cm³ no total, considerados equivalentes a 2,3 litros em um motor convencional) e alimentado por carburador de corpo quádruplo, que desenvolvia 105 cv de potência e 14,4 m.kgf de torque. Continua

Em escala

O mais famoso RX-7 do cinema pode ser encontrado em miniatura da ERTL: o modelo 1993 vermelho, personalizado e decorado em prata, de Velozes e Furiosos, disponível na escala 1:18.

Estão reproduzidos detalhes como o defletor dianteiro de fibra de carbono, o amplo aerofólio traseiro, os bancos com cintos de competição, o sistema de áudio no porta-malas e as rodas raiadas de grande diâmetro.

No segundo filme, + Velozes + Furiosos, outro RX-7 semelhante aparece em algumas cenas, um modelo 1994 com rodas e decoração diferentes. E a ERTL também o oferece na mesma escala.

A empresa dispõe ainda em 1:18 do modelo 1993 amarelo, com saias, aerofólio traseiro e faixas vermelhas. É uma série limitada de 2.500 unidades.

Na mesma escala existe o 1995 da Kyosho, com especificação original, em prata ou vermelho. O preço é superior ao dos ERTL, mas o nível de acabamento e dos detalhes compensa.

Quem prefere 1:24 pode optar pelo modelo verde-musgo de terceira geração da Motor Max.

Das gerações anteriores há poucas opções. Uma delas é o RX-7 GT 1982 da Ebbro, em 1:43.

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