Os Porsches esquecidos Do franzino 924 ao diabólico 968 Turbo S, quase |
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Em 54 anos de história da Porsche, apenas um desenho de carroceria teve real sucesso: aquele moldado pelo vento no Tipo 60K10, carro pessoal do Professor Ferdinand durante a Segunda Guerra Mundial, depois refinado por seu filho Ferry e por Erwin Komenda para se tornar o célebre 356. O mesmo desenho foi mais tarde reinterpretado por Butzi Porsche, neto do Professor, para o "356 de seis cilindros" de
1963 -- o 911 -- e dali incontáveis vezes até o carro atual. |
Árdua
responsabilidade: depois de desenhos tão bem-sucedidos quanto o do
pioneiro 356... |
Desta forma fica fácil de entender como nasceu o segundo mais importante desenho da empresa de Zuffenhausen. Foi
criado pelos estilistas da Porsche, mas como um contrato externo, a ser comercializado pela Audi, uma empresa então sem tradição estilística.
Livre das amarras da tradição, a Porsche projetou um carro de desenho limpo, funcional e com aerodinâmica bem cuidada. Forma seguindo a função, e usando peças de carros Volkswagen tanto quanto fosse possível, para manter um preço razoável: praticamente um 356 moderno! Não foi à toa que a empresa acabou admitindo a paternidade desse filho bastardo e dando a ele seu nome. |
...e o do 911
(aqui no modelo de 1963), não era fácil para os projetistas da
Porsche elaborar um novo estilo, ainda mais com motor dianteiro |
O EA425
Em 1970, a VW entregava à divisão de engenharia da Porsche o contrato para
desenvolver o novo cupê-esporte Audi, código de projeto EA425. Tratava-se quase de uma gentileza da VW depois de abortar o projeto do sucessor do Fusca, um carro com motor
boxer central embaixo do banco traseiro, que a Porsche vinha desenvolvendo há algum tempo. Em seu lugar, a VW acabou lançando um pequeno
hatch convencional, o Golf. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 29/6/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |