Esse poderoso coração ficava sobre o eixo traseiro, por si só um motivo de curiosidade. Seria também o primeiro automóvel francês com motor turbo movido a gasolina em produção em série — esse sistema de sobrealimentação, lançado na Europa em 1973 pelo BMW 2002, ainda era pouco difundido. De 0 a 100 km/h bastavam 6,6 segundos, chegava aos 400 metros em 15,4 s e ao quilômetro em apenas 28,5 s. Muitos carros esporte requintados ficavam para trás. A velocidade máxima era de 210 km/h. O câmbio, derivado do Renault 30 TX, tinha cinco marchas e a tração era traseira. |
Componentes
da carroceria em plástico e alumínio deixavam o R5 Turbo mais leve, O
trabalho da Renault Sport foi bem desenvolvido e estudado. O resultado
foi muito bom, mas cobrava seu preço no apetite voraz por gasolina.
Para atendê-lo, dispunha de dois tanques totalizando 93 litros. Nas
auto-estradas era temido e, nas mais sinuosas e estreitas, demonstrava
uma agilidade rara. Usava pneus Michelin TRX, dianteiros na medida
190/55 HR 340 e traseiros 220/55 VR 365 (diâmetros de aro em
milímetros, que correspondem a 13,3 e 14,3 pol, na ordem), que
impunham respeito e combinavam com belas rodas de alumínio. Os freios
eram a disco ventilado nas quatro rodas, com assistência. |
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