O grã-turismo de 007
A série DB da Aston
Martin justifica, pelo requinte e desempenho, |
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A Aston Martin foi fundada em 1914 por Lionel Martin e Robert Bamford,
nos arredores de Londres, na Inglaterra. Lionel era um apaixonado por
automóveis esportivos e montou, sobre um chassi Isotta-Fraschini, um
motor Conventry-Climax de 1,5 litro e participou da corrida de Aston
Clinton, na cidade de Aston. A empresa então passou a se chamar Aston
Martin. Em 1947 associava-se a outra fábrica de automóveis, a Lagonda,
de propriedade de Sir David Brown, um industrial de renome na
Grã-Bretanha. Brown passava a dirigir a nova empresa, cujo nome oficial
tornava-se Aston Martin Lagonda Ltd. |
O primeiro da linhagem foi o DB1, lançado em 1948: linhas curvas e suaves, motor de 2,0 litros e 90 cv |
No
começo da década de 1950 um de seus concorrentes era a Jaguar, com o
belo e rápido XK 120. E logo vinha
a resposta da Aston: um novo modelo da série DB — as iniciais do Sir
—, que logo ganharia reconhecimento na Inglaterra e em toda a
Europa. O DB2, lançado em 1950, era um cupê
2+2 muito interessante. Compacto,
media 4,11 metros e sua carroceria era em alumínio. |
Dois anos depois, o DB2 elevava os padrões da Aston Martin com a bela carroceria de alumínio e o motor de seis cilindros e 2,9 litros |
A versão conversível era impecável. Muito elegante, trazia capota de lona nas cores preta e marrom claro. O acabamento interno mantinha o mesmo critério do cupê. Em ambos o motor de seis cilindros em linha, com duplo comando de válvulas e 2.922 cm³, tinha dois carburadores da marca SU e desenvolvia 140 cv a 5.000 rpm. Fazia de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e sua velocidade final era de 170 km/h, nada mal para um carro de 1.250 kg. A caixa manual de quatro marchas era fabricada pela própria empresa, com a denominação de David Brown. Continua |
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