Elixir da longa vida   No ano seguinte, a marca sueca terminava a década com um marco em sua história. Em função sobretudo do pequeno PV444, suas vendas de carros ultrapassavam pela primeira vez as de caminhões e ônibus. No mesmo ano era fabricado o 100.000º. carro da marca, um PV444 preto. Cerca de 20.000 desses veículos haviam sido exportados, o que ajudou a dobrar o número de empregados da empresa, para 6.000, em dois anos.

"Compre a qualidade sueca. Compre um Volvo PV444": na publicidade, a alusão à construção resistente que ainda hoje caracteriza os automóveis da marca

Uma cota extra de 700 unidades do PV444 ganhava o sinal verde da direção da marca, além das 12.000 já aprovadas. Esses carros foram batizados de PV444S. Vinham na cor cinza-pomba no lugar do tradicional preto, com interior cinza e vermelho, além de alterações mínimas de estilo. A motorização era a mesma, o preço não.

Em 1950 o fabricante introduzia o PV445, um chassi separado (não monobloco) e reforçado, com 2,60 metros entre eixos (20 centímetros a mais que o do PV444) e sem a parte traseira, para que fosse adaptado como picape ou furgão por pequenos fabricantes de carroceria. Até alguns conversíveis foram feitos (leia boxe). Seu motor já produzia 44 cv a 4.000 rpm e a suspensão traseira adotava feixe de molas semi-elíticas, mais adequado para cargas pesadas. Entre os destinos externos do 445 estavam Uruguai, Peru e... Brasil, onde a empresa Carbrasa, do Rio de Janeiro, chegou a estabelecer uma pequena linha da montagem de uma perua (leia boxe).

O PV445 era uma versão reforçada, visando à adaptação de carrocerias especiais para serviço. No interior do modelo 1953, a simplicidade e a eficiência de toda a linha

Enquanto a produção acelerava, a linha 1950 do compacto sueco era apresentada. A chamada série B vinha nas versões básica e Special, esta uma continuidade do PV444S. Trazia novos pára-choques, interior renovado com velocímetro circular, assentos mais confortáveis. O botão de ignição dava lugar a uma chave, mas o equipamento mais curioso era o indicador de direção Fixlight, em forma de "T" e localizado no centro do teto, que acendia uma luz azul e outra laranja piscava do lado escolhido. Continua

Em escala

Além do PV544 tradicional em escala 1:18, muito fiel ao original, a Revell dispõe de uma versão de rali (acima) para celebrar as glórias esportivas desse lendário Volvo.

A Tin Wizard fez um PV544 (acima) em escala 1:43 na cor vermelha ou marrom. Elaborado à mão por Paul M. Provencher, a miniatura tem um ótimo nível de detalhamento, como se pode ver pelos cromados.

Os modelos PV445 para trabalho são o destaque da britânica Brooklin Models. Há um picape branco, tipo de veículo tão raro na Europa, e furgão da polícia. Mas não faltam os tradicionais PV444 e 544 nas versões sedã e a perua Duett (acima). A escala é 1:43.

A alemã Busch oferece o PV544 em tamanho 1:87. Mesmo tão pequenos, atraem pelo acabamento, nas cores preta, vermelha, azul e creme. Séries mais despojadas nas mesmas dimensões são oferecidas pela Praline e Schuco.

Também germânica, a miniatura do PV544 em 1:87 da Wiking (acima) prima pelo capricho no detalhamento dos frisos e demais partes do acabamento.

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