O crescimento de motorização não parou por aí: em 1966 era adotado o V8 Dauntless de 350 pol³ (5,7 litros) e 230 cv, fornecido pela Buick. Três anos depois as opções furgão, de tração traseira e suspensão independente eram descartadas. Como a American Motors Corporation, AMC, assumia o controle da Kaiser Jeep em fevereiro de 1970, no ano seguinte passava a usar seus próprios V8 de 304 pol³ (5,0 litros, 210 cv) e 360 pol³ (5,9 litros, 245 cv), além de freios dianteiros a disco. O propulsor Buick equipou uma última série, a Wagoneer Special, com acabamento de luxo e câmbio automático. |
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Em 1973, já com outros motores de seis e oito cilindros, a Jeep adotava a tração integral com diferencial central, que podia ser mantida "durante todo o inverno" |
Para os seis-cilindros,
chegava em 1972 o maior das peruas americanas de então: o AMC de 258
pol³ (4,25 litros) e 110 cv. Dois anos
depois era a vez do enorme V8 de 401 pol³ (6,6 litros), 215 cv e 42,2
m.kgf de torque, o maior motor já usado num Jeep — nestes dois casos são
valores líquidos, padrão nos EUA desde
1972. Pelo mesmo critério e por atender a normas de controle de
emissões, o 5,9-litros caía para 175 cv, com carburador de corpo duplo,
e 195 com o de corpo quádruplo. |
Nasce uma lenda entre os 4x4: o Cherokee, de início apenas uma versão de três portas e menor preço do Wagoneer |
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O primeiro Cherokee
Em 1974 surgia o pioneiro de uma série: o Cherokee (nome de uma tribo
americana) Chief, uma versão de duas portas e mais esportiva do Wagoneer,
com as mesmas dimensões e mecânica. As diferenças estavam apenas nas
portas a menos e no preço inferior — uma versão de cinco portas, porém,
chegaria em 1977. Sua publicidade o definia como "um Jeep e meio", tendo
ao fundo o modelo CJ-5, e destacava sua altura livre do solo e
capacidade de carga, as maiores da categoria. Competia com o
Ford Bronco e o primeiro Chevrolet Blazer. |
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Em 1978 ambos os modelos recebiam nova frente com faróis retangulares; dois anos depois vinha o sistema de tração integral Selec-Trac |
Quem desejava mais era atendido em 1978 com o Wagoneer Limited, dotado de revestimento dos bancos em couro, apoio de braço central dianteiro, vidros verdes, ar-condicionado e volante ajustável em altura. A decoração externa simulando madeira nas laterais era item de sucesso na época, que lembrava as antigas peruas com parte da carroceria nesse material. No mesmo ano o desenho frontal — também no Cherokee — era reformulado, com faróis retangulares e grade destacando o ressalto central do capô. Continua |
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