Foi assim que, ainda em 1956, surgiu o primeiro 250 GT Berlinetta "Tour de France", nome extra-oficial de um modelo preparado para as pistas. O apelido surgiu com a vitória nessa prova francesa daquele ano. Esculpidos por Scaglietti ou Zagato, os 250 encantavam com suas exuberantes carrocerias e notáveis participações nos mais diversos tipos de prova até 1959 (ver boxe), com potência entre 230 a 260 cv. |
Um dos mais belos da linha, o conversível 250 GT California Spyder atingia 250 km/h com o chassi curto e motor Colombo de até 280 cv |
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Com seus habituais
lançamentos consecutivos, a Ferrari marcou presença em Genebra no ano
seguinte com o 250 GT conversível. Com entreeixos de 2,60 m e
carroceria Pininfarina, ganhava mais tarde a versão Spyder
Competizione, mais apimentada. Teve menos de 40 unidades produzidas.
Na seqüência, a versão 250 GT Berlinetta "Tour de France" feita por
Scaglietti também perdeu o teto para originar o 250 GT Spyder
California. |
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O interior do California: conforto para dois, com elementos típicos da época como o volante com aro de madeira |
Seu V12 era o Colombo, de
curso curto, e não o Lampredi. Atingia entre 240 e 280 cv a 7.000 rpm,
com taxa de
compressão de 8,5:1 a 9,2:1. Há quem diga que a idéia do 250 California nasceu de Luigi Chinetti, o primeiro piloto da marca e
ganhador da 24 Horas de Le Mans. O nome não era à toa: ao comandar a
vitoriosa escuderia NART (North American Racing Team), Chinetti chamou a
atenção da América para a Ferrari. Mais tarde o California seria baseado
na versão de série da berlinetta com entreeixos curto. |
O 250 Testa Rossa, de 1958, alcançava os 300 cv sob sua carroceria arredondada O ano seguinte via o
lançamento de uma das gerações de mais expressiva vendagem de toda a
série 250 para as ruas. Houve um acréscimo de 75% na produção da Ferrari
com ela: foram cerca de 250 GTs fabricados nas configurações para 1959,
confirmando o que o 250 de Boano já apontava. Dessa forma, a série
ganhava maior relevância na história da marca de Maranello. Com
compressão de 9,2:1, a potência pairava na casa dos 280 cv a 7.000 rpm.
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