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Golf 1,6: até 268 cv com turbo

Três opções de preparação para o motor alemão, uma
capaz de superar em potência o R32 de seis cilindros

Consultoria e simulação: Iran Cartaxo - Texto: Fabrício Samahá

Tenho um Golf 1.6 2000, porém acho que o carro não apresenta um torque alto em baixa rotação. Estava pensando em um turbocompressor a uma pressão de 0,4 a 0,6 kg/cm2, para aumentar o desempenho a uns 160 cv. Contudo, não gostaria de comprometer muito a vida útil de meu motor.

Gerson Morelli
São Paulo, SP
gersonmorelli@hotmail.com 

Quero botar turbo no meu Golf 1.6. Qual é o indicado e que mudanças devo efetuar?

Felipe dos Anjos Marques
Brasília, DF
felipe.fm@ig.com.br

Gostaria de saber o comportamento de meu Golf 1.6 2000, que pelo que sei tem motor ainda alemão, com a instalação de um turbocompressor com pressões abaixo e acima de 1 bar. Também seria interessante uma simulação usando óxido nitroso, bem como o máximo de potência aconselhado neste caso. Por último, quais seriam os itens para uma preparação aspirada mais pesada.

Guilherme P. da Silva Barra
Brasília, DF
gbarra@uol.com.br 

Desta vez o Consultório de Preparação optou por atender a três leitores em simultâneo, todos com carros de mesmo modelo e versão: o Golf nacional de 1,6 litro produzido em 2000, ainda com motor alemão. Embora possa não parecer, pois a potência é a mesma (101 cv), esse propulsor (ainda presente no Audi A3) nada tem a ver com o atualmente utilizado no Golf, que é nacional e equipa também o Polo.

Eis um resumo das características que os diferem:

  Motor de 1998 a 2001 Motor desde 2001
Material do bloco/cabeçote alumínio ferro fundido/alumínio
Diâmetro e curso 81 x 77,4 mm 76,5 x 86,9 mm
Cilindrada 1.595 cm3 1.598 cm3
Comprimento das bielas 149 mm 138 mm
Relação r/l 0,259 0,314
Taxa de compressão 10,3:1 10,8:1
Potência máxima 101 cv a 5.600 rpm 101 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 14,8 m.kgf a 3.800 rpm 14,28 m.kgf a 3.250 rpm
Comando de acelerador a cabo eletrônico
Coletor de admissão de geometria variável convencional
Acionamento de válvulas alavancas convencionais alavancas roletadas
Rotação a 120 km/h em 5ª. 3.550 rpm 3.700 rpm
Peso do veículo 1.117 kg 1.127 kg

Como se vê, o motor SR (sigla que em alemão designa o coletor de admissão de geometria variável) tem características bem interessantes para preparação. Uma delas é o curso reduzido dos pistões -- igual ao do lendário motor AP-1600, assim como o diâmetro dos cilindros --, que propicia relação r/l das melhores e insensibilidade às altas rotações. Outra é o bloco de alumínio, com suas vantagens de peso e dissipação de calor.

Há mais: o coletor variável, que não tem seu funcionamento afetado pelas preparações, é um recurso bem-vindo para amenizar a falta de torque em baixa rotação que pode surgir com algumas receitas. Até mesmo a ausência de acelerador eletrônico pode ser considerada uma vantagem, pois elimina um possível obstáculo que exige intervenção adicional do preparador (saiba mais).

No entanto, nem tudo são boas notícias. A pior delas é que um motor de 1,6 litro com curso reduzido, em um carro pesado como o Golf, traz sérias limitações: uma preparação mantendo a aspiração natural, que em geral compromete o torque em baixa rotação, pode tornar o carro muito desagradável de dirigir no dia-a-dia. O ideal para esse motor seria mover um carro mais leve -- quem sabe um pequeno esportivo apenas para competição. Continua

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Data de publicação: 18/3/03

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