Consultório de Preparação
Mazda MX3 fica esperto com
turbo ou nitro
Tenho um Mazda MX3 e gostaria de saber
como melhorar o desempenho em ultrapassagens sem comprometer o
consumo e o motor do carro. Gostaria de saber também qual o
desgaste provocado no motor por cada sistema, turbo ou nitro.
Victor de Alencar Delgado
delgado@uol.com.br
São Paulo, SP
Turbocompressor e injeção de óxido nitroso são normalmente
boas opções de veneno para modelos importados. As dificuldades
em encontrar componentes de preparação aspirada -- que não
custariam pouco se importados -- e em reverter este tipo de
veneno no momento da revenda tornam o turbo e o nitro, como são
conhecidos, melhores alternativas. No caso de motores de alta
potência específica, como o do MX3, a preparação aspirada
traria ainda o inconveniente de sacrificar o torque em baixa
rotação, com prejuízo à dirigibilidade no trânsito.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque
estimadas para o Mazda MX3 original (em azul), com nitro (em
verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em
vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
O turbocompressor é bastante interessante, pois a taxa de
compressão original (9:1) não é das mais altas e poderia ser
mantida com baixa pressão de superalimentação, com vantagens
na futura reversão do veneno. Outros aspectos positivos são o
funcionamento constante (não necessita de recarga) e o baixo
consumo de combustível obtido em uso normal com uma instalação
bem-feita. A desvantagem é a presença do turbo-lag,
retardo na entrada do turbo em operação. Mas esta
característica pode ser atenuada com a escolha adequada da
turbina, de preferência pequena para menor inércia, e com a
adição de válvula de prioridade (pop-off).
O turbo também sacrifica menos a durabilidade e resistência do
motor que o nitro. Este, pelo súbito aumento de pressão nas
câmaras de combustão, submete pistões, bielas e demais
componentes a um maior esforço. Outra desvantagem do óxido
nitroso é a necessidade de recarga periódica do cilindro, que
não sai barato. Os benefícios são o baixo risco de detonação
(pelo alto resfriamento da mistura), a simplicidade de montagem e
o controle que o motorista tem sobre o momento em que a potência
extra estará disponível. Além disso, o kit pode ser
reaproveitado em outro carro.
Simulamos para o MX3 as seguintes receitas de preparação:
- óxido nitroso com 4
injetores de óxido nitroso de 0,018 pol. e 4 injetores extras de
combustível de 0,022 pol., um par para cada cilindro.
- turbocompressor à pressão de 0,6 kg/cm2 com
intercooler.
Este é o desempenho estimado:
Original | Óxido nitroso | Turbo | |
Potência máxima | 107 cv | 171 cv | 178 cv |
Rotação de potência máxima | 6200 rpm | 6200 rpm | 6200 rpm |
Velocidade máxima | 180 km/h | 211 km/h | 213 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 5700 rpm | 6315 rpm | 6400 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,5 s | 7,4 s | 7,1 s |
Torque máximo | 13,7 mkgf | 21,9 mkgf | 22,8 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3600 rpm | 3600 rpm | 3600 rpm |
Alongamento recomendado na relação de transmissão |
- | 1,8 % | 3,2 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível |
- | 50,0 % | 50,0 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo |
0,59 g | 0,84 g | 0,87 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
Algoritmo de
simulação de preparação de motores desenvolvido pelo
consultor Iran Cartaxo, de Brasília, DF. |
A transmissão do MX3, um pouco longa para o motor original, pode
ser mantida sem problemas com a preparação. Mas é
indispensável rever freios, suspensão, rodas e pneus para o
novo padrão de desempenho, com atenção à profundidade de montagem das rodas e ao perímetro dos pneus. A medida de
fábrica deste Mazda é 185/65 com rodas de 5,5 x 14 pol.,
conjunto que pode ser substituído por rodas de 15 pol. (largura
entre 6 e 7 pol.) e pneus 195/55. Pastilhas e lonas de freio mais
macias e amortecedores de maior carga são recomendáveis em
qualquer das preparações sugeridas.
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