Consultório Técnico
por Fabrício Samahá
Rodas especiais e pneus de
perfil baixo
Tenho um Kia Clarus GLX e
gostaria de saber se é possível equipá-lo com rodas 7,5 x 16
pol. Em caso positivo, qual a medida de pneu a ser utilizada e
qual seria a pressão mais adequada?
Mário Germano
Borges Filho
mgborges@nutecnet.com.br
Goiânia,
GO
Numa modificação como esta, em que o aro da roda é aumentado
em duas polegadas, é necessário utilizar um pneu de perfil bem
mais baixo para manter inalterado o perímetro do conjunto
roda-pneu (correspondente a uma volta completa da roda). Isso
porque pneus de perímetro maior
podem interferir com a caixa de roda ou o arco dos pára-lamas,
desajustam a calibragem do velocímetro e do hodômetro (que
passam a indicar mais) e ainda afetam a geometria de suspensão e
direção.
Ilustração:
Iran Cartaxo
Com pneus
de perfil mais baixo é possível adotar rodas de aro maior sem
alterar em muito o perímetro do conjunto
Os pneus originais do Clarus GLX -- 195/65 R 14 em rodas 5,5 x 14
pol. -- possuem perímetro teórico de 1.913 mm. Ao utilizar
rodas de 16 pol. recomendamos o pneu 205/50 R 16, que obtém
perímetro muito próximo ao daqueles: 1.920 mm. A maior largura
e o perfil mais baixo trarão benefícios para os freios e a
estabilidade, em troca de menor conforto (diminui a capacidade de
absorção das irregularidades do piso), menor resistência a
cortes ou à formação de bolhas quando submetido a impactos e
maiores aspereza, ruído de rolamento e desgaste em relação aos
originais.
Esses pneus não atendem, contudo, a outra regra das
modificações em rodas e pneus: a de manter a tala (largura) da
roda entre 70% e 90% da largura dos pneus. Para isso seriam
necessários pneus de 215 mm, largos demais para o Clarus e de
difícil manutenção do perímetro original -- os 215/50 R 16
seriam muito altos, e os 215/45 R 16, baixos demais. Uma opção
intermediária entre o conjunto de fábrica e o proposto pelo
leitor, e capaz de respeitar esta regra, é a de pneus 205/55 R
15 (utilizados pela versão V6 do Mazda 626, que é um clone do
Clarus) em rodas 7 x 15 pol.
Na escolha das rodas é importante respeitar a profundidade de
montagem (offset) especificada pelo fabricante, que é
de 45 mm para o Clarus. Quanto menor o offset, mais para
fora a roda ficará, podendo facear com a linha dos pára-lamas
ou até mesmo superá-la, o que é proibido pela legislação. O
desajuste da geometria de suspensão e direção é completo, o
que altera o comportamento do carro. É comum que surjam
reações de esterçamento em freadas e acelerações fortes, que
a direção se torne mais pesada, que a precisão de respostas
diminua e que, na hipótese de freada sobre pisos de coeficiente
de atrito diverso (duas rodas no asfalto e duas na terra, por
exemplo), o controle do veículo se torne mais difícil (clique aqui
para saber mais).
Também aumenta o desgaste dos rolamentos, o que por si só
invalida a garantia de fábrica.
Quanto à pressão de enchimento, deveria ser ligeiramente menor
com o uso dos pneus mais baixos. Entretanto, como isso expõe
mais as rodas e os pneus a danos em buracos e obstáculos,
aconselhamos que mantenha a calibragem original do Clarus.
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