Consultório de Preparação



Gol Star mais potente e com suspensão rebaixada


Gostaria de parabenizá-los por essa iniciativa de criar um site brasileiro sobre carros. Achei muito interessante e estou muito contente, visto que o contato entre o leitor e a edição é bem acessível. Comprei um Gol Star 1.6 Mi, ligeiramente mais potente que o single-point. Gostaria de saber:

1) Como aumentar seu desempenho para o dia-a-dia sem gastar muito, sem comprometer a vida útil do motor e, o mais importante, sem aumentar muito o consumo;

2) Sugeriram-me retirar o limitador da injeção eletrônica (dizem que é apenas um chip). Que diferença isso causaria no desempenho?

3) Acho o Gol muito alto e gostaria de baixá-lo um pouco a fim de ganhar mais segurança nas estradas e melhorar a estética. Quantas voltas eu deveria tirar da frente e de trás para atingir meus objetivos?

Sérgio Rubens Cidade Júnior
jr@tecplan-sc.com.br


Já simulamos diversas receitas de preparação para o motor Volkswagen AP-1600, Sérgio, por isso pedimos que leia essas consultas para saber em quanto elas melhorariam o desempenho de seu Gol. Três receitas de veneno de custo moderado, com pouco prejuízo ao consumo e à vida útil do motor são as seguintes:

- Leve
: remapeamento da central de injeção, comando com 10° a mais de duração de abertura das válvulas e levantamento maior em 0,5 mm;

- Média: remapeamento da central de injeção, comando com 15° a mais de duração de abertura das válvulas e levantamento maior em 0,8 mm, além de coletor de escape dimensionado;

- Turbo: turbocompressor a 0,4 kg/cm² de pressão de sobrealimentação, sem intercooler (o que barateia o kit), e remapeamento da central de injeção. Pode-se reduzir a taxa de compressão em 0,5 ponto para garantir a não ocorrência de detonação, que se torna mais freqüente em motores turbo sem intercooler. Com um bom remapeamento, porém, é possível manter a taxa original -- sobretudo se um intercooler for adicionado --, com ganhos em potência, torque e consumo. O intercooler custa cerca de R$ 250, mas elimina o serviço de usinagem do cabeçote (para redução da taxa), que custaria em torno de R$ 50.

Clique aqui para ver o resultado destas receitas no Gol de 1,6 litro com injeção monoponto.

Muitas "receitas" de preparação carecem de fundamento técnico, e a retirada do limitador de giros da central de injeção é uma delas. O limitador visa a proteger o motor de rotações que poderiam levar a um desgaste acentuado, e não há razão -- sobretudo porque você tem interesse em preservar sua durabilidade -- para removê-lo. O que você pode fazer é um remapeamento da injeção, de preferência específico para seu carro, de modo a adequar a alimentação à taxa de compressão (que varia um pouco na produção em série dos motores), às condições climáticas de onde o Gol roda e a seu modo de dirigir. Um remapeamento bem-feito traz um ganho interessante em torque e mantém o motor dentro dos limites legais de emissões de poluentes.

Quanto ao rebaixamento, é condenável por desajustar a geometria da suspensão e direção, expor o monobloco a um maior esforço torcional e as partes inferiores do veículo a impactos em obstáculos (clique aqui para saber mais). Apesar do ganho estético, esteja certo de que manter a altura da suspensão original é o melhor a fazer para conservar os padrões de conforto e segurança que seu Gol oferece.



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