Consultório de Preparação
Gol Star mais potente e
com suspensão rebaixada
Gostaria de parabenizá-los por essa
iniciativa de criar um site brasileiro sobre carros. Achei muito
interessante e estou muito contente, visto que o contato entre o
leitor e a edição é bem acessível. Comprei um Gol Star 1.6
Mi, ligeiramente mais potente que o single-point. Gostaria de
saber:
1) Como aumentar seu desempenho para o dia-a-dia sem gastar muito, sem comprometer a vida útil do motor e, o mais importante, sem aumentar muito o consumo;
2) Sugeriram-me retirar o limitador da injeção eletrônica (dizem que é apenas um chip). Que diferença isso causaria no desempenho?
3) Acho o Gol muito
alto e gostaria de baixá-lo um pouco a fim de ganhar mais
segurança nas estradas e melhorar a estética. Quantas voltas eu
deveria tirar da frente e de trás para atingir meus objetivos?
Sérgio Rubens Cidade Júnior
jr@tecplan-sc.com.br
Já simulamos diversas receitas de preparação para o motor
Volkswagen AP-1600, Sérgio, por isso pedimos que leia essas
consultas para saber em quanto elas melhorariam o desempenho de
seu Gol. Três receitas de veneno de custo moderado, com pouco
prejuízo ao consumo e à vida útil do motor são as seguintes:
- Leve: remapeamento da central de injeção, comando
com 10° a mais de duração de abertura das válvulas e
levantamento maior em 0,5 mm;
- Média: remapeamento da central de injeção,
comando com 15° a mais de duração de abertura das válvulas e
levantamento maior em 0,8 mm, além de coletor de escape
dimensionado;
- Turbo: turbocompressor a 0,4 kg/cm² de
pressão de sobrealimentação, sem intercooler (o que barateia o
kit), e remapeamento da central de injeção. Pode-se reduzir a
taxa de compressão em 0,5 ponto para garantir a não ocorrência
de detonação, que se torna mais freqüente em motores turbo sem
intercooler. Com um bom remapeamento, porém, é possível manter
a taxa original -- sobretudo se um intercooler for adicionado --,
com ganhos em potência, torque e consumo. O intercooler custa
cerca de R$ 250, mas elimina o serviço de usinagem do cabeçote
(para redução da taxa), que custaria em torno de R$ 50.
Clique aqui para ver o resultado destas
receitas no Gol de 1,6 litro com injeção monoponto.
Muitas "receitas" de preparação carecem de fundamento
técnico, e a retirada do limitador de giros da central de
injeção é uma delas. O limitador visa a proteger o motor de
rotações que poderiam levar a um desgaste acentuado, e não há
razão -- sobretudo porque você tem interesse em preservar sua
durabilidade -- para removê-lo. O que você pode fazer é um
remapeamento da injeção, de preferência específico para seu
carro, de modo a adequar a alimentação à taxa de compressão
(que varia um pouco na produção em série dos motores), às
condições climáticas de onde o Gol roda e a seu modo de
dirigir. Um remapeamento bem-feito traz um ganho interessante em
torque e mantém o motor dentro dos limites legais de emissões
de poluentes.
Quanto ao rebaixamento, é condenável por desajustar a geometria
da suspensão e direção, expor o monobloco a um maior esforço
torcional e as partes inferiores do veículo a impactos em
obstáculos (clique aqui para saber mais).
Apesar do ganho estético, esteja certo de que manter a altura da
suspensão original é o melhor a fazer para conservar os
padrões de conforto e segurança que seu Gol oferece.