Consultório de Preparação
por Iran Cartaxo
Comando mais
"bravo" no motor VW 1,6 litro
Desde que descobri sua home-page não
deixo de acessá-la para ver as novidades. Adquiri um Gol 1.6 96
com 15.000 km. Gostaria que obter algumas informações
referentes à preparação do motor. Minhas dúvidas são as
seguintes:
1. O uso de um comando mais esportivo degrada o motor?
2. Deve-se ter algum cuidado especial com um motor com comando?
3. O consumo de combustível aumenta? Muito?
4. Qual comando vocês me aconselhariam a colocar?
Não tenho necessidade de um comando muito " bravo"
como o 288. Quero apenas que o motor tenha maior rendimento que o
normal.
Leonardo Carvalho Discacciati
leonardo@correios.com.br
O motor de 1,6 litro da Volkswagen é um dos prediletos dos
preparadores, Leonardo. Por suas características de leveza,
resistência e pela possibilidade de atingir altos regimes de
giro, tem sido realmente um prazer trabalhar neste motor. Ele
convive muito bem com praticamente todos os tipos de
preparação, principalmente a aspirada, pela facilidade com que
sobe de giro. Pela cilindrada relativamente baixa deve haver um
compromisso, durante a preparação, com a preservação do
torque, não se devendo, portanto, exagerar em parâmetros que em
geral causam perda de força em baixas rotações -- como
comandos com muito lift (levantamento de válvulas). Mas um
comando de 288° é bem suportado pelo AP 1600.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol original (em azul), com as preparações leve (em marrom), média (em rosa), pesada (em verde) e com turbocompressor (em vermelho)
Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas
Uma das dúvidas mais freqüentes de quem pretende preparar um
motor é sobre sua durabilidade com o veneno. Saiba que a
utilização do motor afeta sua vida útil em proporção bem
maior que a preparação feita. O que muitas vezes acontece é
que o usuário quer a preparação para explorar mais a fundo o
potencial do motor. Como a preparação lhe permite romper os
limites originais, o desgaste pode ser bastante acentuado. Assim,
respondendo à primeira pergunta, o comando especial não degrada
o motor, mas permite que o motor gire mais. Caso o usuário o
submeta com freqüência a esse regime maior de giros, ele vai
realmente ter sua vida útil encurtada.
Para uso de rua, comportado, a escolha de comando mais coerente
fica em até 288° de duração, como o citado pelo leitor. Esses
comandos apresentam bom compromisso com o consumo e, se o
serviço de preparação for de boa qualidade, devem elevá-lo em
no máximo 10%.
Simulamos quatro níveis de preparação para seu carro, a saber:
Leve: remapeamento da central de injeção,
comando com 10° a mais de duração de abertura das válvulas e
levantamento maior em 0,5 mm;
Média: remapeamento da central de injeção,
comando com 15° a mais de duração de abertura das válvulas e
levantamento maior em 0,8 mm, além de coletor de escape
dimensionado;
Pesada: remapeamento da central de injeção,
aumento da taxa de compressão em 1 ponto, aumento do diâmetro
das válvulas em 2 mm (para aumento da taxa e do diâmetro das
válvulas necessitam-se de serviços de usinagem no cabeçote),
comando com 20° a mais de duração de abertura das válvulas e
levantamento maior em 1,5 mm, e coletor de escape dimensionado;
Turbo: turbocompressor a 0,4 kg/cm² de pressão
de sobrealimentação, sem intercooler (o que barateia o kit), e
redução da taxa em 0,5 ponto para garantir a não ocorrência
de pré-ignição, que se torna mais freqüente em motores turbo
sem intercooler.
Este é o desempenho de seu Gol com as sugestões de
preparações citadas:
Preparação leve | Preparação média | Preparação pesada | Preparação com turbo | |
Potência máxima | 90 cv | 98 cv | 125 cv | 104 cv |
Rotação de potência máxima |