Consultório de Preparação


por Iran Cartaxo


Comando mais "bravo" no motor VW 1,6 litro


Desde que descobri sua home-page não deixo de acessá-la para ver as novidades. Adquiri um Gol 1.6 96 com 15.000 km. Gostaria que obter algumas informações referentes à preparação do motor. Minhas dúvidas são as seguintes:
1. O uso de um comando mais esportivo degrada o motor?
2. Deve-se ter algum cuidado especial com um motor com comando?
3. O consumo de combustível aumenta? Muito?
4. Qual comando vocês me aconselhariam a colocar?
Não tenho necessidade de um comando muito " bravo" como o 288. Quero apenas que o motor tenha maior rendimento que o normal.

Leonardo Carvalho Discacciati
leonardo@correios.com.br


O motor de 1,6 litro da Volkswagen é um dos prediletos dos preparadores, Leonardo. Por suas características de leveza, resistência e pela possibilidade de atingir altos regimes de giro, tem sido realmente um prazer trabalhar neste motor. Ele convive muito bem com praticamente todos os tipos de preparação, principalmente a aspirada, pela facilidade com que sobe de giro. Pela cilindrada relativamente baixa deve haver um compromisso, durante a preparação, com a preservação do torque, não se devendo, portanto, exagerar em parâmetros que em geral causam perda de força em baixas rotações -- como comandos com muito lift (levantamento de válvulas). Mas um comando de 288° é bem suportado pelo AP 1600.

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Gol original (em azul), com as preparações leve (em marrom), média (em rosa), pesada (em verde) e com turbocompressor (em vermelho)

Clique aqui para ver as curvas de potência e torque ampliadas


Uma das dúvidas mais freqüentes de quem pretende preparar um motor é sobre sua durabilidade com o veneno. Saiba que a utilização do motor afeta sua vida útil em proporção bem maior que a preparação feita. O que muitas vezes acontece é que o usuário quer a preparação para explorar mais a fundo o potencial do motor. Como a preparação lhe permite romper os limites originais, o desgaste pode ser bastante acentuado. Assim, respondendo à primeira pergunta, o comando especial não degrada o motor, mas permite que o motor gire mais. Caso o usuário o submeta com freqüência a esse regime maior de giros, ele vai realmente ter sua vida útil encurtada.

Para uso de rua, comportado, a escolha de comando mais coerente fica em até 288° de duração, como o citado pelo leitor. Esses comandos apresentam bom compromisso com o consumo e, se o serviço de preparação for de boa qualidade, devem elevá-lo em no máximo 10%.

Simulamos quatro níveis de preparação para seu carro, a saber:

Leve: remapeamento da central de injeção, comando com 10° a mais de duração de abertura das válvulas e levantamento maior em 0,5 mm;

Média: remapeamento da central de injeção, comando com 15° a mais de duração de abertura das válvulas e levantamento maior em 0,8 mm, além de coletor de escape dimensionado;

Pesada: remapeamento da central de injeção, aumento da taxa de compressão em 1 ponto, aumento do diâmetro das válvulas em 2 mm (para aumento da taxa e do diâmetro das válvulas necessitam-se de serviços de usinagem no cabeçote), comando com 20° a mais de duração de abertura das válvulas e levantamento maior em 1,5 mm, e coletor de escape dimensionado;

Turbo: turbocompressor a 0,4 kg/cm² de pressão de sobrealimentação, sem intercooler (o que barateia o kit), e redução da taxa em 0,5 ponto para garantir a não ocorrência de pré-ignição, que se torna mais freqüente em motores turbo sem intercooler.

Este é o desempenho de seu Gol com as sugestões de preparações citadas:

  Preparação leve Preparação média Preparação pesada Preparação com turbo
Potência máxima 90 cv 98 cv 125 cv 104 cv
Rotação de potência máxima