Consultório Técnico
por Fabrício Samahá
Suspensão rebaixada: vale a
pena?
Possuo um Santana GLi 2.000 ano
95. Rebaixei a suspensão retirando um elo e meio tanto na frente
quanto atrás e troquei os batentes de borracha por outros de
poliuretano. Coloquei rodas aro 15 pol. e utilizo pneus 205/50 R
15. Os amortecedores ainda são os originais. O que devo fazer
para evitar as pancadas que os amortecedores sofrem ao passar por
buracos? Qual modelo de amortecedor eu posso utilizar nesta
situação? Qual a receita que vocês dariam para trabalhar a
suspensão do carro para ela não ficar tão dura? Seria
possível trabalhar os amortecedores originais?
João Bosco Reis da Silva
ctjr@npd.ufes.br
Não recomendamos que a suspensão de
qualquer veículo seja rebaixada, João. Além de proibida por
lei (Resolução nº. 533/78 do Contran, art. 2º.), a
modificação desajusta todo o projeto da suspensão. É comum,
por exemplo, que a cambagem dianteira se torne mais negativa (clique aqui para ler mais
sobre alinhamento) e a traseira não se
altere. Haverá, assim, maior geração de força lateral à
frente sem aumento proporcional atrás, provocando saídas de
traseira em curvas que poucos motoristas sabem corrigir. Além
disso, as barras de direção tendem a ficar muito inclinadas e o
menor curso das molas solicita mais a estrutura.
Se a opção pelo rebaixamento é definitiva, aconselhamos
verificar os amortecedores, que podem já não estar em boas
condições dado o tempo de uso (você não forneceu a
quilometragem do carro). Sendo ou não o caso de trocá-los,
considere a possibilidade de reduzir sua altura e curso numa
oficina especializada, ajustando-os à nova altura das molas. Um
ligeiro aumento na carga ajudaria a evitar pancadas de fim de
curso. A suspensão, porém, ficaria ainda mais dura. Para
suavizá-la seria recomendável retomar a altura original das
molas ou, ao menos, rebaixar novas molas sem cortar elos -- elas
seriam destemperadas, comprimidas e novamente temperadas. Observe
que o corte de elos enrijece as molas ao torná-las mais curtas,
como ocorre com uma barra de torção (mais curta, mais rígida).
Na próxima substituição de pneus, você poderá ainda adotar
uma série maior (195/55 R 15, por exemplo), contribuindo para
uma melhor absorção de irregularidades do piso.
© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados