Consultório Técnico


por Fabrício Samahá


Suspensão rebaixada: vale a pena?


Possuo um Santana GLi 2.000 ano 95. Rebaixei a suspensão retirando um elo e meio tanto na frente quanto atrás e troquei os batentes de borracha por outros de poliuretano. Coloquei rodas aro 15 pol. e utilizo pneus 205/50 R 15. Os amortecedores ainda são os originais. O que devo fazer para evitar as pancadas que os amortecedores sofrem ao passar por buracos? Qual modelo de amortecedor eu posso utilizar nesta situação? Qual a receita que vocês dariam para trabalhar a suspensão do carro para ela não ficar tão dura? Seria possível trabalhar os amortecedores originais?

João Bosco Reis da Silva
ctjr@npd.ufes.br



Não recomendamos que a suspensão de qualquer veículo seja rebaixada, João. Além de proibida por lei (Resolução nº. 533/78 do Contran, art. 2º.), a modificação desajusta todo o projeto da suspensão. É comum, por exemplo, que a cambagem dianteira se torne mais negativa (clique aqui para ler mais sobre alinhamento) e a traseira não se altere. Haverá, assim, maior geração de força lateral à frente sem aumento proporcional atrás, provocando saídas de traseira em curvas que poucos motoristas sabem corrigir. Além disso, as barras de direção tendem a ficar muito inclinadas e o menor curso das molas solicita mais a estrutura.

Se a opção pelo rebaixamento é definitiva, aconselhamos verificar os amortecedores, que podem já não estar em boas condições dado o tempo de uso (você não forneceu a quilometragem do carro). Sendo ou não o caso de trocá-los, considere a possibilidade de reduzir sua altura e curso numa oficina especializada, ajustando-os à nova altura das molas. Um ligeiro aumento na carga ajudaria a evitar pancadas de fim de curso. A suspensão, porém, ficaria ainda mais dura. Para suavizá-la seria recomendável retomar a altura original das molas ou, ao menos, rebaixar novas molas sem cortar elos -- elas seriam destemperadas, comprimidas e novamente temperadas. Observe que o corte de elos enrijece as molas ao torná-las mais curtas, como ocorre com uma barra de torção (mais curta, mais rígida). Na próxima substituição de pneus, você poderá ainda adotar uma série maior (195/55 R 15, por exemplo), contribuindo para uma melhor absorção de irregularidades do piso.



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