Como na avaliação da Meriva
Easytronic, preparamos uma série de perguntas e respostas
sobre o câmbio do Stilo.
> Em modo manual, o que acontece ao chegar ao limite de
rotações?
O câmbio permanece na marcha selecionada e o atua o limitador de
giros, por volta de 6.500 rpm. Essa atuação é preferida por
muitos por evitar a troca ascendente em condições indesejadas,
como ao levar o motor ao limite antes de uma curva.
> É possível "pular" uma ou mais marchas nas trocas em
seqüência?
Sim: basta comandar duas ou mais vezes, em intervalo reduzido. Se o intervalo entre os
comandos for longo, as operações serão feitas, mas o câmbio
passará antes pela(s) marcha(s) intermediária(s). Claro que a
operação deve respeitar a faixa de rotações permitida.
> Qual o efeito do programa de funcionamento esportivo?
Em modo automático, faz as trocas em rotação mais alta e retém
mais as marchas inferiores ao deixar de acelerar. Em modo
manual, as trocas se tornam mais rápidas. Ao contrário do usual
em caixas automáticas, o modo esportivo permanece selecionado ao
desligar e ligar o motor.
> Há programa específico para pisos de baixa aderência?
Não, mas se pode sair em segunda em modo manual. Em terceira,
não.
> Pode-se selecionar, em movimento, qualquer posição de
marcha à frente?
Sim. A redução manual não é feita se a rotação for ficar
incompatível.
> O carro move-se em marcha-lenta sem uso do freio?
Não. Ao contrário da GM, a Fiat optou por não incluir o efeito
de arrasto (creeping em inglês), comum em caixas automáticas. Ao
tirar o pé do freio sem acelerar, a embreagem continua
desacoplada e o carro não se move em piso plano, o que o
fabricante considera melhor para preservar a embreagem.
> É válido manter o carro parado em subida apenas com o
acelerador, sem frear?
Não, pois a embreagem se desgasta e pode ser danificada. Uma
sineta e uma mensagem no quadro de instrumentos alertam o
motorista.
> Ao permanecer parado ou arrancar em aclive, o carro pode
recuar?
Sim, como na maioria das caixas automáticas (em algumas existe
dispositivo que aciona os freios nessa condição). Só que nestes
sistemas existe o "arrasto" que transmite a sensação, em aclives
suaves, de que o carro não possa recuar. O correto é manter o
carro freado e, ao arrancar, soltar o freio enquanto se aumenta
a aceleração.
> Ao acelerar abrupta e
totalmente, ocorre redução de marcha?
Em modo automático, sim. Conforme a velocidade e a marcha em
uso, até três marchas podem ser reduzidas de uma só vez para
obter máxima condição de retomada. |
Em manual, porém, não há
redução — nem mesmo se usado todo o curso do acelerador.
> Ao acelerar mais, mas com suavidade, ocorre redução de
marcha?
Em modo automático, depende da condição. Em manual, não.
> O que acontece ao deixar cair a velocidade, até parar, e
voltar a acelerar?
O câmbio efetua redução até primeira, mesmo em modo manual, e
nessa marcha se reinicia o movimento. Se já estiver em primeira,
a embreagem é desacoplada. Ou seja, o motor nunca "morre" por
rotação insuficiente.
> Ao parar em primeira, ela permanece engatada?
Sim, a menos que nenhum dos pedais seja usado por um minuto.
Nestes casos, o sistema interpreta que a parada será longa e
passa ao ponto-morto. O uso do freio de estacionamento não
interfere nesse processo.
> É possível usar a "banguela", ou seja, rodar em ponto-morto?
Sim, mas o acelerador não pode estar pressionado — se estiver, o
desengate não é feito e surge aviso no painel. É possível também
engatar uma marcha com o carro em movimento.
> Para obter uma arrancada rápida, é válido acelerar enquanto
se freia?
Não, pois a embreagem se desgasta e pode ser danificada. Além
disso, nessa condição o motor mal chega a 1.500 rpm, regime
baixo demais para auxiliar na aceleração. A solução é partir
normalmente com pressão total no acelerador. Por essa razão, o
Stilo Dualogic perde nas arrancadas para a versão manual.
> O carro pode ser ligado empurrado, "no tranco"?
Sim. Basta ligar a ignição e mover a alavanca à esquerda quando
desejado. A marcha mais adequada será escolhida pelo
gerenciamento da caixa.
> Em que posições é possível dar partida ao motor?
Apenas em N (neutro).
> A alavanca pode ser colocada em ré com o carro rodando para
frente?
Não. Embora a alavanca se mova, o engate não é feito e surge a
mensagem de "manobra não consentida" no painel.
> É possível desligar o motor e retirar a chave com marcha
engatada?
Sim, é a manobra recomendada ao estacionar. A alavanca pode
permanecer em D/M ou em ré. Se deixada em ponto-morto, soa um
alerta.
> A alavanca funciona com o motor desligado?
Se a chave estiver na posição de sistema elétrico ligado, é
possível passar ao ponto-morto sem ligar o motor, desde que se
pise no freio. Outras operações não são feitas. Com a ignição
desligada, porém, a alavanca pode ser movida, mas a caixa só
fará a operação comandada quando se ligar a ignição. |