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Comparativo Completo
Os quatro motores são da tradicional escola de duas válvulas por cilindro, mas Prisma e Fiesta revelam empenho em obter alta potência específica, ao contrário dos oponentes
Comentário técnico
> Os motores são de concepção simples, com duas válvulas por cilindro, e pertencem a famílias bem conhecidas. O Zetec Rocam da Ford e o Fire da Fiat surgiram em 2000, embora esta versão 1,4-litro do Siena seja de 2005; a Renault adotou aqui em 1999 o 1,6 de oito válvulas, que agora retorna, e a GM usa o Família I desde 1994 no Corsa. Fiesta e Prisma têm acionamento de válvulas por alavanca roletada, recurso que a Renault emprega apenas nos motores de 16 válvulas. Já o comando de acelerador é a cabo no Ford e no Chevrolet e eletrônico nos demais. No Siena, alterações em coletores de admissão e de escapamento, pistões e sede de válvulas de admissão resultaram em ganho de potência de 5 cv e de torque entre 0,1 e 0,2 m.kgf no modelo 2008.

> A maior taxa de compressão do Chevrolet (12,4:1) e do Ford (12,3:1) explica sua vantagem em torque e potência específicos se comparados ao Fiat (10,35:1) e sobretudo ao Renault (9,5:1). Estes dois fabricantes poderiam ser mais ousados para obter melhor aproveitamento com álcool, sem prejuízo do funcionamento com gasolina, que é correto nos dois primeiros.

> A melhor relação r/l é a do Prisma, 0,282, seguido pelo Fiesta com 0,293, Logan com 0,314 e Siena com 0,325. Nesse ponto foi correta a escolha da GM por retrabalhar a versão de 1,4 litro, que é melhor nesse quesito que a 1,6 (0,314) usada até pouco tempo atrás no Classic. No Fiat, o mau resultado é típico de um motor compacto que teve de ganhar curso de pistões para aumento de cilindrada, sem espaço para bielas de comprimento adequado. Isso explica sua maior aspereza de funcionamento.

> Os conceitos de suspensão mais usados nos carros nacionais — McPherson à frente, eixo de torção atrás — estão presentes também nestes sedãs. Mas há uma diferença: falta ao Prisma o subchassi dianteiro, usado pelos outros, que contribui para melhor isolamento de vibrações e irregularidades. Sua ausência explica a desvantagem do modelo nesse aspecto diante dos oponentes. Também não há no carro da GM estabilizadores, que reduzem a inclinação da carroceria em curvas ou permitem ao fabricante o uso de molas mais macias, com ganho em conforto de marcha. Os outros trazem estabilizador dianteiro (Fiesta) ou em ambas as suspensões.
 
Simulação de desempenho
Quem comparasse as potências dos quatro motores poderia imaginar que o Fiesta seria o mais rápido e veloz, seguido por Prisma, Logan e Siena. Mas o desempenho de um carro envolve outros fatores, que a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo considerou. Melhor velocidade máxima, por exemplo, resulta também de aerodinâmica favorável, algo em que o Chevrolet se destaca, seguido por Fiat, Ford e Renault (observe as potências consumidas para manter 120 km/h). Com isso, o Fiesta foi o mais veloz com gasolina, mas com álcool perdeu para o Prisma. E o Logan ficou atrás do Siena, embora este seja o menos potente do grupo.

Contribuiu no caso do Fiat o melhor acerto de câmbio, em que a quinta marcha o leva até 400 rpm abaixo do regime de potência máxima. No Fiesta e no Logan essa defasagem passa de 500 rpm e no Prisma supera 800 rpm. Peculiar é o Renault: com gasolina atinge máxima em quarta marcha, com o motor 650 rpm acima do pico de potência, mas com álcool é melhor passar a quinta para aproveitar o vigor adicional. O regime a 120 km/h, por sua vez, mostra que os modelos de 1,6 litro trabalham com giro bem menor que os 1,4, fator de conforto no uso rodoviário.

O Prisma voltou a incomodar o Fiesta nas acelerações e retomadas, em que os dois se alternaram na liderança. Aqui o fator decisivo a favor do Chevrolet é a leveza, enquanto o Ford é o mais pesado dos quatro. O Logan veio em terceiro nesses quesitos, chegando a obter melhor tempo na arrancada de 400 metros com gasolina, e o Siena foi o último em quase todos os itens — venceu o Renault apenas na retomada de quinta marcha, que é mais curta no Fiat.

E quem consome menos combustível? Aqui os motores maiores e os carros mais pesados são penalizados, dando ao Prisma a vitória em todas as condições simuladas, com álcool ou gasolina, seguido por Siena, Fiesta e Logan.
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  Prisma Siena Fiesta Logan
gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 171,1 177,4 168,4 169,2 172,6 177,0 160,0 161,0
Regime à vel. máx. (rpm)/marcha 5.200, 5ª. 5.350, 5ª. 5.300, 5ª. 5.350, 5ª. 4.850, 5ª. 4.950, 5ª. 5.900, 4ª. 4.600, 5ª.
Regime a 120 km/h (5a.) (rpm) 3.650 3.800 3.350 3.450
Potência a 120 km/h (cv) 28 30 33 36
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 13,5 12,7 14,5 14,4 13,5 12,6 13,7 13,3
Aceleração de 0 a 400 m (s) 19,2 18,6 19,4 19,2 19,2 18,7 18,9 18,7
Aceleração de 0 a 1.000 m (s) 34,8 33,9 35,7 35,7 34,6 33,8 35,4 34,8
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. (s) 18,0 16,6 20,0 19,3 20,9 19,0 21,7 21,0
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. (s) 13,0 12,0 15,4 15,3 13,9 12,8 15,2 14,4
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. (s) 10,0 9,4 11,2 11,0 9,3 8,7 10,8 10,3
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. (s) 11,5 10,8 13,7 13,6 13,1 12,2 12,7 12,1
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. (s) 8,8 8,4 9,3 9,2 8,6 8,1 8,9 8,6
Consumo em cidade (km/l) 10,2 7,6 9,8 6,9 9,6 6,9 9,2 6,5
Consumo em estrada (km/l) 14,2 10,8 13,6 9,7 13,2 9,7 12,8 9,2
Consumo a 60 km/h (km/l) 16,1 12,2 15,6 11,2 15,7 11,5 14,8 10,7
Consumo a 80 km/h (km/l) 14,8 11,2 14,2 10,2 13,8 10,1 13,4 9,6
Consumo a 100 km/h (km/l) 13,3 10,1 12,6 9,1 12,0 8,8 11,7 8,5
Consumo a 120 km/h (km/l) 11,8 9,0 11,2 8,0 10,3 7,5 10,2 7,4
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Dados dos fabricantes
  Prisma Siena Fiesta Logan
gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 178 184 166 167 174 180 173 175
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 11,0 10,6 12,9 12,8 12,4 11,7 12,2 11,8
Consumo em cidade (km/l) 13,1 9,3 13,4 9,5 ND ND
Consumo em estrada (km/l) 18,5 13,1 17,5 13,0 ND ND

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