|
Prisma |
Siena |
Fiesta |
Logan |
Estilo |
4 |
4 |
4 |
3 |
Acabamento |
3 |
4 |
3 |
3 |
Posição de dirigir |
3 |
4 |
4 |
4 |
Instrumentos |
3 |
4 |
3 |
4 |
Itens de conveniência |
3 |
4 |
4 |
3 |
Espaço interno |
3 |
3 |
3 |
4 |
Porta-malas |
4 |
5 |
5 |
5 |
Motor |
4 |
3 |
4 |
4 |
Desempenho |
4 |
3 |
4 |
3 |
Consumo |
4 |
4 |
4 |
3 |
Câmbio |
4 |
4 |
4 |
4 |
Freios |
3 |
3 |
3 |
3 |
Suspensão |
3 |
3 |
3 |
4 |
Estabilidade |
3 |
3 |
4 |
4 |
Segurança passiva |
3 |
3 |
3 |
3 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
4 |
4 |
Média |
3,37 |
3,62 |
3,68 |
3,62 |
Posição |
4º. |
2º. |
1º. |
2º. |
|
Custo-benefício
O maior preço básico do Logan (R$ 40,9 mil) deve ser visto com reservas, pois
ele traz mais itens de série, como ar-condicionado e conjunto elétrico. Com
estes equipamentos, o Siena (que cobra mais até por direção assistida) passa a
R$ 40,4 mil, o Fiesta a R$ 43,9 mil e o Prisma a cerca de R$ 40 mil (o valor do
kit elétrico varia conforme a concessionária). Os três modelos vieram para
avaliação com mais opcionais e acessórios, porém, o que elevou os valores a
quase R$ 50 mil no caso do Fiat e do Ford. Estes ainda poderiam receber ABS e
bolsas infláveis, não disponíveis no Chevrolet ou no Renault.
Na configuração avaliada, o Siena leva a melhor nota em acabamento e o Logan em
espaço, enquanto os demais itens revelam equilíbrio entre dois ou mais modelos.
As piores notas são do Prisma em porta-malas e custo-benefício, do Logan em
estilo e consumo e do Siena em motor.
Na hora de confrontar
produtos e preços — ou custo e benefício —, chamam atenção o valor competitivo
do Logan para um carro bem-equipado, embora sem alguns refinamentos encontrados
no Siena e no Fiesta; e o preço elevado do Prisma diante do que oferece, razão
de sua nota menor neste quesito.
No conjunto, o Fiesta mostra-se mais equilibrado e sai com pequena vantagem (um
ponto) sobre Siena e Logan, que estão empatados e à frente do Prisma.
Continua |