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Comparativo Completo

Itens negativos: controles elétricos de vidros mal posicionados e puxador de porta pequeno no Logan, mostrador de combustível em LCD e difusores de ar baixos no Siena

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Prisma: peso e aerodinâmica favorecem desempenho e baixo consumo

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Siena: revisão do motor não o fez sair do último lugar em aceleração

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Fiesta: maiores potência e torque, peso e aerodinâmica desfavoráveis

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Logan: motor 1,6 ágil em baixa rotação, mas pouco brilhante em alta

Onde o Logan é inigualável é no espaço interno: com as maiores largura, altura e sobretudo distância entre eixos do grupo, acomoda três adultos no banco traseiro com relativo conforto. O Fiesta fica em segundo lugar, com vantagem sobre os demais em espaço para cabeça e pernas; o Prisma é o mais apertado em largura.

Capacidade do porta-malas, porém, leva a equilíbrio entre Logan (510 litros), Siena (500) e Fiesta (487), todos bem expressivos para seu porte. O do Prisma, com 432 litros, é adequado mas fica bem atrás. O Ford é o único com articulações pantográficas na tampa, que permitem maior ângulo de abertura e não interferem com a bagagem quando ela é fechada (aspecto crítico no Prisma), mas os quatro deixam a desejar no vão de acesso. Apenas o Renault não permite a conveniência de rebater o banco traseiro, que é bipartido no Fiesta (só o assento, porém). Comando interno existe no Fiesta (elétrico) e no Siena (a cabo). E o estepe tem pneu igual aos demais, mas com roda sempre de aço, nos quatro modelos.

Mecânica, comportamento e segurança

Compartilhando a receita técnica simples — comando no cabeçote, duas válvulas por cilindro, flexibilidade em combustível —, as quatro marcas dividem-se na cilindrada: 1,4 litro no Prisma e no Siena, 1,6 no Logan e no Fiesta. E, curiosamente, um dos motores menores supera um dos maiores em potência.

Com taxa de compressão bem mais alta (saiba mais sobre técnica) e calibração voltada às altas rotações, o Prisma obtém 97 cv, ante 95 do Logan e 86 do Siena, todos atrás dos 111 do Fiesta — sempre com álcool. Usando o mesmo combustível, o maior torque máximo é do Ford (15,8 m.kgf), seguido de longe pelo Renault (14,1), Chevrolet (12,9) e Fiat (12,5). O que se conclui desses números, confirmado pelas curvas dos motores obtidas pelo Best Cars (veja), é que houve prioridade da GM em obter maior potência máxima, o oposto da Renault, que deu ênfase às baixas e médias rotações.

Na prática, o Logan agrada bastante pela disposição desde baixos regimes. Ao contrário da versão de 1,0 litro, que incomoda por exigir alta rotação para entregar desempenho adequado, este 1,6 de oito válvulas pode ser dirigido com proveito na faixa de 2.000 a 3.000 rpm, mesmo com ar-condicionado ligado. Chega a parecer mais potente do que é, mas em altos regimes poderia ser mais brilhante. Naturalmente, o fato de já existir a versão de 16 válvulas na linha desestimulou a Renault a buscar a melhor potência possível.

O Prisma não chega a decepcionar, pois é mais leve, mas requer rotação um pouco maior para ganhar agilidade. Quanto ao Siena, deixa a desejar tanto em desempenho quanto em suavidade de funcionamento, sendo o mais áspero dos quatro (saiba mais). Vale notar que aspereza e ruído não são a mesma coisa: os dois motores 1,6 são os mais silenciosos, mas os quatro carros são modestos em revestimento fonoabsorvente, o que resulta em transmissão de ruídos diversos para o interior em todos eles.

A simulação de desempenho do Best Cars apontou entre os melhores um modelo já esperado, o Fiesta, e outro que surpreendeu, o Prisma. Com menor peso e melhor aerodinâmica, o carro da GM foi o mais veloz com álcool (o da Ford, com gasolina) e ambos aceleraram e retomaram velocidade em menor tempo, embora o Logan os seguisse de perto no 0-100 km/h. O Siena ficou em último lugar, exceto em velocidade final, onde venceu o Logan. E o Prisma obteve o menor consumo em todas as condições. (veja resultados e análise detalhada). Continua

Logan, Siena e Fiesta têm capacidades de bagagem similares e maiores que a do Prisma; a tampa do Ford consegue melhor abertura; apenas no Logan não é possível rebater o banco traseiro Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
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