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Com duplo refletor, que no caso do Fiat agora usa sistema elipsoidal no facho baixo, os faróis do Siena e do Fiesta superam os de Prisma e Logan Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
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Prisma: sem estabilizador ou subchassi, a pior qualidade de rodagem

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Siena: calibração mais firme melhorou estabilidade e piorou conforto

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Fiesta: comportamento é destaque, mas rodar poderia ser mais macio

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Logan: estabilidade correta e o melhor do grupo em pisos irregulares

Nenhum dos quatro é referência quanto ao comando de câmbio, mas estão adequados em precisão. Logan e Fiesta têm a vantagem adicional do cômodo engate da ré, como se fosse a sexta marcha, sem travas adicionais. No Siena há um desnecessário anel de trava (já existe bloqueio interno contra engate involuntário), item que no Prisma se faz preciso por causa da posição da ré, junto à primeira.

Embora o conceito de suspensão seja o mesmo nos quatro, os melhores resultados são os de Logan e Fiesta, seguidos pelo Siena e com o Prisma em último. O Renault é insuperável em conforto e absorção de impactos, para o que contribui a distância entre eixos bem maior, e tem estabilidade bem adequada para a proposta destes modelos. O Ford chega a ter comportamento esportivo, que agrada a quem gosta de andar rápido em curvas, mas poderia ser mais macio em piso irregular.

A suspensão do Siena nos pareceu mais firme e controlada que em anos anteriores, quando os amortecedores eram macios em excesso. Os pneus 185/65-14, opcionais, contribuem para o bom comportamento, mas as molas estão algo duras para um rodar confortável. O Prisma não chega a incomodar, mas se percebe pior qualidade de rodagem que nos outros. As irregularidades do piso não são bem absorvidas (saiba mais), sem que a estabilidade supere a dos concorrentes. Em se tratando de transpor lombadas, porém, todos estão bem ajustados.

Há equilíbrio também nos freios dos quatro, com dimensionamento e facilidade de modulação adequados e discos ventilados à frente. Fiesta e Siena dão opção de sistema antitravamento (ABS). Na direção, todos recorrem à tradicional assistência hidráulica com bons resultados, mas dois modelos poderiam evoluir: no Prisma falta precisão direcional, que tornaria mais tranqüila a condução em velocidade, e no Siena caberia uma relação pouco mais alta (menos direta) para menor sensibilidade em uso rodoviário, embora a relação baixa seja conveniente em manobras urbanas.

O Fiat está bem-dotado de faróis, com refletores elipsoidais no facho baixo e de superfície complexa no alto — este o padrão usado em ambos os fachos dos concorrentes. O Ford também tem duplo refletor, arranjo vantajoso em comparação ao simples do Renault e do Chevrolet. O Logan não traz terceira luz de freio e o Prisma não pode vir de fábrica com faróis de neblina, mas estão ausentes dos quatro a luz traseira de mesma finalidade e os repetidores laterais das luzes de direção, o que é lamentável — sobretudo no Chevrolet, pela posição infeliz das luzes dianteiras.

É boa a visibilidade em todos eles, com ressalva para o porta-malas elevado, que traz alguma dificuldade em manobras, e para as colunas traseiras muito largas no Prisma. O retrovisor esquerdo convexo usado por Fiesta e Logan tem maior campo visual que o plano de Siena e Prisma, mas a economia da Renault em usar a mesma peça nos dois lados do carro impôs um formato inadequado, que oculta uma parte importante da imagem.

Em segurança passiva, Fiesta e Siena podem receber bolsas infláveis frontais, não disponíveis no Prisma e no Logan. O passageiro central traseiro conta com encosto de cabeça no Fiat e no Renault, mas não tem cinto de três pontos em nenhum modelo. E é inaceitável que os apoios de cabeça dianteiros do Chevrolet não tenham regulagem em altura. Continua

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