Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

C4 Pallas: painel digital com ótima iluminação e volante de cubo fixo

Clique para ampliar a imagem

Linea: navegador integrado ao painel, que também remete ao do Punto

Clique para ampliar a imagem

Focus: ambiente funcional inclui botão de partida e comandos por voz

Clique para ampliar a imagem

Corolla: requinte na iluminação dos instrumentos e áudio para seis CDs

O motorista encontra boa posição de dirigir nos quatro, com auxílio dos ajustes de altura do banco e do volante e da distância deste — novidade no Corolla, o que resolveu o antigo problema de volante muito longe. No Focus foi, afinal, eliminada a estranha solução pela qual o encosto não se movia quando o assento fosse regulado em altura: agora estão solidários, como em todos os carros, exceto o Fiat Stilo. A Ford usa ajuste elétrico para a altura e a Toyota para todas as regulagens do banco, ambas de série; a Citroën oferece o recurso como opção, o que inclui apoio lombar, mas não reclinação do encosto. O Ford permite regulagem lombar manual.

O volante de cubo fixo e apenas dois raios do C4, que compõe o aspecto futurista do interior, não incomoda e permite bom apoio aos polegares, mas o melhor ainda é o de quatro raios do Focus. Dos painéis, o do Pallas é o mais ousado com seu conjunto digital, em que o contagiros fica sobre a coluna de direção e o restante está num mostrador central logo abaixo do parabrisa. Sua lente translúcida permite ajuste automático de iluminação, que é impecável sob qualquer condição — até mesmo dirigindo contra o sol de óculos escuros e faróis acesos.

Os outros modelos usam mostradores analógicos de fácil leitura, sempre com iluminação em branco — mudança de padrão para a Ford, que costumava usar verde, e para a Fiat, em geral em laranja. A do Corolla usa o sistema Optitron, com luz permanente que diminui de intensidade quando se acendem faróis (mas a luminosidade total pode ser retomada via ajuste) e permite ótima leitura, além de dar aspecto requintado. Discutível no Linea é a grafia dos mostradores com inspiração em modelos dos anos 70, que não agradou à maioria dos que viram.

Computador de bordo equipa todos eles, mas há medição dupla no Linea e no C4: pode-se iniciar uma no começo da viagem e outra ao reabastecer, por exemplo. Os sistemas de áudio lêem MP3 e dispõem de boa qualidade de som, com destaque para o peso dos graves no Focus, que também agrada pela rapidez com que mostra nomes de pastas e arquivos enquanto se busca uma faixa. Este e o Linea trazem conexões para toca-MP3 portátil e pendrive, enquanto o Corolla armazena seis discos no próprio aparelho — conveniência que já teve maior importância antes do advento do MP3 —, mas é o único que só funciona com a ignição ligada. Nem mesmo se pode tirar um CD se a chave estiver fora.

O Ford possui botão de partida e comando por voz para vários sistemas, de série, e o Linea pode vir com navegador por GPS integrado como opção (leia quadro sobre estes recursos). Funções de áudio e do controlador de velocidade estão no volante ou junto dele nos quatro modelos e, no caso do C4, somam-se a numerosos comandos em total de 17, mais o da buzina. O ar-condicionado traz controle automático de temperatura em todos, com ajuste separado para motorista e passageiro no Pallas e no Focus.

Há controle elétrico dos vidros com função um-toque, sensor antiesmagamento e temporizador nos quatro modelos, que trazem os comandos bem colocados nas portas. Focus, Corolla e Linea permitem abrir e fechar os vidros (também o teto solar no primeiro) pelo comando a distância, o que é muito conveniente; no Pallas apenas se fecham. A tampa do porta-malas conta com controle interno e/ou no comando a distância da chave em todos eles, mas no Linea o alarme dispara se a tampa for aberta sem que o carro seja destravado antes, o que requer correção.

Limpadores de pára-brisa e faróis trazem acionamento automático no Linea, Corolla e C4; no Focus há apenas ajuste manual do intervalo do limpador. Sensores auxiliares de estacionamento estão na traseira dos quatro; o C4 tem também na frente, com mostrador gráfico no painel, e o Corolla nas extremidades laterais dianteiras. As maçanetas são de metal, que vem cromado no Linea e C4 e em tom de alumínio no Focus e Corolla. Continua

Do passado ao futuro: instrumentos digitais no Citroën, grafia nostálgica no Fiat e mostradores atuais no Ford e no Toyota, que usa iluminação permanente

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade