
C4 Pallas: painel digital com
ótima iluminação e volante de cubo fixo

Linea: navegador integrado ao
painel, que também remete ao do Punto

Focus: ambiente funcional inclui
botão de partida e comandos por voz

Corolla: requinte na iluminação
dos instrumentos e áudio para seis CDs |
O motorista encontra boa posição de dirigir nos quatro, com auxílio dos
ajustes de altura do banco e do volante e da distância deste — novidade
no Corolla, o que resolveu o antigo problema de volante muito longe. No
Focus foi, afinal, eliminada a estranha solução pela qual o encosto não
se movia quando o assento fosse regulado em altura: agora estão
solidários, como em todos os carros, exceto o Fiat Stilo. A Ford usa
ajuste elétrico para a altura e a Toyota para todas as regulagens do
banco, ambas de série; a Citroën oferece o recurso como opção, o que
inclui apoio lombar, mas não reclinação do encosto. O Ford permite
regulagem lombar manual.
O volante de cubo fixo e apenas dois raios do C4, que compõe o aspecto
futurista do interior, não incomoda e permite bom apoio aos polegares,
mas o melhor ainda é o de quatro raios do Focus.
Dos painéis, o do Pallas é o mais ousado com seu conjunto digital, em
que o contagiros fica sobre a coluna de direção e o restante está num
mostrador central logo abaixo do parabrisa. Sua lente translúcida
permite ajuste automático de iluminação, que é impecável sob qualquer
condição — até mesmo dirigindo contra o sol de óculos escuros e faróis
acesos.
Os outros modelos usam
mostradores analógicos de fácil leitura, sempre com iluminação em branco
— mudança de padrão para a Ford, que costumava usar verde, e para a
Fiat, em geral em laranja. A do Corolla usa o sistema Optitron, com luz
permanente que diminui de intensidade quando se acendem faróis (mas a
luminosidade total pode ser retomada via ajuste) e permite ótima
leitura, além de dar aspecto requintado. Discutível no Linea é a grafia
dos mostradores com inspiração em modelos dos anos 70, que não agradou à
maioria dos que viram.
Computador de bordo equipa todos eles, mas há medição dupla no Linea e
no C4: pode-se iniciar uma no começo da viagem e outra ao reabastecer,
por exemplo. Os sistemas de áudio lêem MP3
e dispõem de boa qualidade de som, com destaque para o peso dos graves
no Focus, que também agrada pela rapidez com que mostra nomes de pastas
e arquivos enquanto se busca uma faixa. Este e o Linea trazem conexões
para toca-MP3 portátil e pendrive, enquanto o Corolla armazena seis
discos no próprio aparelho — conveniência que já teve maior importância
antes do advento do MP3 —, mas é o único que só funciona com a ignição
ligada. Nem mesmo se pode tirar um CD se a chave estiver fora.
O Ford possui botão de partida e comando por voz para vários sistemas,
de série, e o Linea pode vir com navegador por GPS integrado como opção
(leia quadro sobre estes
recursos). Funções de áudio e do
controlador de velocidade estão no
volante ou junto dele nos quatro modelos e, no caso do C4, somam-se a
numerosos comandos em total de 17, mais o da buzina. O ar-condicionado
traz controle automático de temperatura em todos, com ajuste separado
para motorista e passageiro no Pallas e no Focus.
Há controle elétrico dos vidros com função
um-toque, sensor antiesmagamento e
temporizador nos quatro modelos, que
trazem os comandos bem colocados nas portas. Focus, Corolla e Linea permitem abrir e fechar os vidros (também o teto solar no
primeiro) pelo
comando a distância, o que é muito conveniente; no Pallas apenas se
fecham. A tampa do porta-malas conta com controle interno e/ou no
comando a distância da chave em todos eles, mas no Linea o alarme
dispara se a tampa for aberta sem que o carro seja destravado antes, o
que requer correção.
Limpadores de pára-brisa e faróis trazem acionamento automático no
Linea, Corolla e C4; no Focus há apenas ajuste manual do intervalo do
limpador. Sensores auxiliares de
estacionamento estão na traseira dos quatro; o C4 tem também na
frente, com mostrador gráfico no painel, e o Corolla nas extremidades
laterais dianteiras. As maçanetas são de metal, que vem cromado no Linea e C4 e
em tom de alumínio no Focus e Corolla.
Continua
|