Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Portamalas: capacidades de 513 litros no Pallas, 500 no Linea, 526 no Focus e 470 no Corolla, que não usa articulações pantográficas

Detalhes superiores no Linea são os vidros laterais (após as colunas centrais) e traseiro em verde mais escuro com 35% de transparência, muito agradáveis sob sol intenso; cortina enrolável no vidro traseiro e local para óculos no teto. No Focus destacam-se o único teto solar no grupo, dotado de comando elétrico um-toque, e a iluminação externa sob os retrovisores ao se destravar o carro. Só no Corolla há dois portaluvas e janelas traseiras que descem por inteiro. E o Pallas é único a ter ventilador de quatro velocidades para o banco traseiro, que impulsiona o ar à mesma temperatura dos difusores do painel (no Linea há apenas difusor para esses passageiros); limitador de velocidade; duas luzes de leitura no banco traseiro (nos outros deve-se usar a luz central de cortesia), difusor de perfume no painel e rede no portamalas.

Linea, Focus e C4 trazem aviso para o motorista atar cinto e informam qual das portas estiver aberta ou mal fechada. C4 e Corolla têm recolhimento elétrico dos retrovisores externos (ideal para locais estreitos e para abrir caminho a motoboys impacientes), que no primeiro é automático ao travar o carro. Fiat, Ford e Citroën usam comutadores de farol apenas de puxar e que nunca o acendem já em facho alto (houve correção no caso do Ford, que antes podia ligá-los em alto, com risco de ofuscar alguém); no Toyota é do tipo puxa-empurra.

Pontos que podem incomodar: no Linea, apoio de braço dianteiro estreito para dois ocupantes e portaluvas apertado quando há navegador; no Focus, iluminação nos parassóis acionada por botão, e não de modo automático, e falta de retrovisor interno fotocrômico; no Corolla, comandos de metal retorcido no assoalho para abrir portamalas e bocal do tanque e alarme sem proteção por ultrassom; no Pallas, bocal do tanque aberto com chave; neste e no Focus, ausência de faixa degradê no pára-brisa, que existia na geração antiga do Ford.

A maior largura externa do Focus não se traduz em amplidão interna, em que ele se equivale a Corolla e Pallas tanto na frente quanto atrás — só o Linea é mais compacto, com o agravante do painel protuberante no lado do passageiro. No banco traseiro destacam-se Toyota (apesar do menor entre-eixos do grupo, em empate com o Fiat) e Citroën em acomodação para pernas e cabeças, seguidos pelo Ford. O passageiro central sofre nos quatro modelos com o encosto duro, por haver apoio de braço, mas o Linea o incomoda mais pela falta de espaço lateral.

A capacidade de bagagem declarada do Pallas, 580 litros, corresponde a método de medição mais favorável. Pelo padrão usual — seguido pela própria Citroën no mundo todo, até na Argentina — são 513 litros, menos que os 526 do Focus e mais que os 500 do Linea e os 470 do Corolla. Seria melhor neste último que se usassem articulações pantográficas na tampa, como nos três concorrentes. O banco traseiro é rebatível e bipartido 60/40 em todos. Destaca-se no Fiat o único estepe 100% funcional, até com roda de alumínio, cada vez mais raro. O Toyota tem pneu igual aos demais e roda de aço, solução mais aceitável que a do Citroën: neste, a medida 195/65 R 15 (contra 205/55 R 16 dos restantes) impõe certas restrições de uso e impede o uso do pneu em reposição ou rodízio, levando-o a perder validade com pouco ou nenhum uso. Por esse ângulo, talvez fosse melhor fazer como no Ford, em que o estepe temporário bem estreito poupa custos, peso e espaço. Continua

C4 Pallas: maior torque do grupo e a maior potência com uso de álcool

Linea: o menos potente, funcionamento algo áspero em alta rotação

Focus: único não flexível, oferece bom desempenho e operação suave

Corolla: discreto em potência, mas consome pouco e ganhou suavidade

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade