Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Os dois mais potentes (C4 e Focus) são também os mais pesados, enquanto um dos menos potentes (Corolla) tem a melhor aerodinâmica, e o outro (Linea), um câmbio com menores perdas e uma marcha adicional. No que isso tudo vai dar? A resposta está na simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo,

Velocidade máxima é, sobretudo, reflexo da potência e isso explica por que o Pallas foi o mais veloz, o único a superar 200 km/h com uso de álcool, seguido pelo Focus. Mas deste para o Linea e o Corolla a diferença foi bem pequena, não mais de 6 km/h, o que tem explicação.

Primeiro, que é do Toyota a melhor aerodinâmica (percebida na menor potência usada a 120 km/h), e segundo, que o Fiat tem o acerto de câmbio mais exato para esse fim: fica apenas 5% abaixo da maior potência ao atingir a velocidade final, enquanto o Pallas está cerca de 8% abaixo, o Corolla 16% e o Focus 18% abaixo do equilíbrio. No Ford, a quarta se torna tão fraca para esse fim que a máxima é obtida em terceira, 11% acima da rotação ideal. Um acerto aqui o deixaria mais veloz, mas com prejuízo à agradável característica de viajar com a menor rotação.
Potência e torque do C4 também falaram alto na aceleração de 0 a 100 km/h, em que ele foi seguido por Linea, Corolla e Focus. Note-se que o Fiat é o único a passar terceira marcha nessa prova, o que implica perda de tempo, mas tem compensação no menor intervalo entre marchas (menor queda de rotação nas trocas para cima).

Na prova seguinte, 0 a 400 m, o Linea chega a passar quarta, mas é onde se destaca com o melhor tempo — e o Focus chega lá ainda em segunda. De 0 a 1.000 m a vantagem retorna ao Pallas, dentro de um quadro de equilíbrio. E nas retomadas houve dois vencedores: Pallas de 60 a 100 km/h e Corolla de 80 a 120, sempre com reduções automáticas pelo câmbio, mesmo no caso do Linea.

E quanto ao consumo? A boa imagem do Toyota nesse quesito confirmou-se, mas não garantiu vantagem em todas as condições. No ciclo urbano os mais econômicos foram Fiat e Ford, sendo o primeiro também melhor na velocidade constante de 60 km/h. De resto, no ciclo que simula o uso em estrada ou de 80 km/h constantes para cima, só deu Corolla, seguido por Focus, Linea e C4 — que paga o preço de somar maior cilindrada, peso elevado e pneus mais largos.
  C4 Pallas Linea Focus Corolla
  gas. álc. gas. álc. gas. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 197,7 201,8 192,4 193,4 194,5 188,7 190,3
Regime à máxima (rpm) e marcha 5.400/4ª. 5.500/4ª. 5.450/5ª. 5.500/5ª. 6.650/3ª. 4.700/4ª. 4.750/4ª.
Regime a 120 km/h (rpm) 3.250/4ª. 3.400/5ª. 2.950/4ª. 3.000/4ª.
Potência consumida a 120 km/h (cv) 31 32 32 28
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 11,6 10,9 11,8 11,5 12,5 12,0 11,8
Aceleração de 0 a 400 m (s) 18,1 17,9 18,0 17,8 18,4 18,3 18,4
Aceleração de 0 a 1.000 m (s) 32,7 32,1 32,9 32,2 33,5 33,2 33,0
Retomada 80 a 120 km/h em D (s) 8,4 7,8 8,9 8,7 7,7 7,4 7,2
Retomada 60 a 100 km/h em D (s) 6,4 6,0 6,8 6,6 7,1 6,9 6,8
Consumo em cidade (km/l) 6,6 4,7 8,7 6,1 8,7 8,1 5,8
Consumo em estrada (km/l) 10,6 7,7 12,0 8,6 12,2 12,8 9,3
Consumo a 60 km/h (km/l) 11,0 8,0 14,4 10,2 13,5 13,5 9,8
Consumo a 80 km/h (km/l) 11,7 8,5 12,5 8,9 13,2 14,1 10,2
Consumo a 100 km/h (km/l) 10,6 7,7 10,9 7,8 11,7 12,7 9,3
Consumo a 120 km/h (km/l) 9,2 6,7 9,5 6,8 10,1 11,1 8,1
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
São quatro carros de bom desempenho, mas fatores como potência, torque, câmbio, peso e aerodinâmica levam a diferenças expressivas
Dados dos fabricantes
  C4 Pallas Linea Focus Corolla
  gas. álc. gas. álc. gas. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) ND 186 188 192 ND
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) ND 10,7 10,5 12,2 ND
Consumo em cidade (km/l) ND 11,5 8,1 ND ND
Consumo em estrada (km/l) ND 15,3 10,7 ND ND
ND = não disponível

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade