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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Próximos em potência e torque e praticamente iguais em peso e relações de marcha, os dois carros não poderiam ser muito diversos em desempenho, mas a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo indicou o quanto outras variáveis podem influir.

A vantagem do Picanto em aerodinâmica falou alto em velocidade máxima, superior em até 14 km/h, embora os 6 cv a mais (com álcool) em comparação ao March sejam também relevantes. O acerto de câmbio é similar nos dois: a máxima é atingida em quinta com o motor cerca de 10% abaixo da rotação de maior potência.

Como esse regime é mais alto (em 350 rpm) no Kia, ele "gira" um pouco mais também a 120 km/h. A tal velocidade seu consumo de potência é 4 cv menor, indicação da menor resistência ao ar, já que os pneus têm igual seção.
São carros de desempenho apenas razoável, o que se percebe pelas acelerações: cerca de 15 segundos de 0 a 100 km/h indicam que o motorista deve ser paciente. Nesse quesito, assim como nas retomadas, o Picanto foi pouco melhor, mas apenas com álcool. O March tem potência e torque iguais com qualquer combustível, o que é curioso, pois a gasolina requer menor avanço de ignição e permite menor desempenho em qualquer motor. Os próprios dados de aceleração da fábrica indicam menor tempo com álcool.

Consumo, por outro lado, é um ponto positivo de ambos, com marcas acima de 15 km/l com gasolina no ciclo rodoviário, apesar do uso de câmbios curtos (se fossem mais longos trariam economia ainda maior). O Picanto foi melhor em todas as condições, com vantagem mais expressiva em estrada, mas a menor capacidade de seu tanque leva a autonomia menor que a do March.
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  March Picanto
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 154,4 km/h 164,1 km/h 168,3 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 5.000 rpm 5.450 rpm 5.550 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.900 rpm 4.000 rpm
Potência consumida a 120 km/h 32 cv 28 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,3 s 15,5 s 14,6 s
Aceleração de 0 a 400 m 19,8 s 19,9 s 19,5 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 36,1 s 36,5 s 35,4 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5ª. 26,0 s 27,4 s 24,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 4ª. 15,9 s 16,8 s 15,1 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 3ª. NA
Retomada de 60 a 100 km/h em 4ª. 14,1 s 15,7 s 14,9 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 3ª. 9,4 s 10,2 s 9,6 s
Consumo em cidade 11,4 km/l 8,0 km/l 11,8 km/l 8,4 km/l
Consumo em estrada 15,2 km/l 10,8 km/l 16,2 km/l 11,6 km/l
Autonomia em cidade 421 km 296 km 371 km 263 km
Autonomia em estrada 561 km 399 km 510 km 367 km
Melhores resultados em negrito; NA = não aplicável; conheça o simulador e os ciclos de consumo
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Em aceleração e retomada são equivalentes; o Picanto (à direita) consegue maior velocidade máxima e consome menos, mas tem menor autonomia
Dados dos fabricantes
  March Picanto
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 167 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,5 s 13,8 s
Consumo em cidade 14,2 km/l 9,5 km/l
Consumo em estrada 21,2 km/l 13,7 km/l
ND = não disponível

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