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Carro novo, velho motor: a
Nissan aproveitou a unidade da Renault (em cima), ao passo que a Kia
elaborou um novo e moderno três-cilindros
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Faróis de refletor único vêm nos
dois carros; o Picanto (embaixo) traz ainda unidades de neblina e
repetidores laterais das luzes de direção |
Muitas semelhanças até aqui? Então vamos à suspensão, que, embora use os
mesmos conceitos nos dois, obtém resultados diferentes. O Picanto mostra
uma calibração típica dos bons carros europeus, com molas macias
"amarradas" por amortecedores de carga alta. Com isso, absorve bem as
oscilações maiores, mas copia mais aquelas de pequena monta, o que
alguns podem interpretar como menor conforto. Seu comportamento dinâmico
é muito bom, com fácil controle e respostas precisas ao volante, para o
que concorrem os pneus Kumho de perfil baixo, medida 165/60 R 14.
No March o acerto mais suave em amortecedores, ajudado pelo perfil bem
mais alto dos pneus (165/70 R 14), deixa-o confortável em pisos
irregulares. Contudo, as molas mais duras (em especial na traseira)
cobram seu preço: emendas do piso e juntas de pontes, por exemplo, o
fazem saltar, enquanto o concorrente as transpõe com suavidade. A favor
do Nissan está a aptidão para lombadas, enquanto o Kia as sente mais e
chega a fazer ruído de fim de curso dos amortecedores, pela ausência de
batente hidráulico. Sua boa estabilidade sofre um pouco pelos pneus
altos da marca chinesa Maxxis, que não mostram a aderência desejada.
Embora os freios estejam bem dimensionados nos dois modelos e usem
discos ventilados nas rodas dianteiras, as versões avaliadas não contam
com sistema antitravamento (ABS), que só a Kia oferece em pacote
superior.
Os carros equivalem-se na iluminação dos faróis
principais, de refletor único por lado, mas o Picanto vem com unidades
de neblina (apenas dianteiras) e repetidores laterais das luzes de
direção — falta lamentável no March, até porque a posição das luzes nos
faróis impede sua visualização de lado. Nenhum traz luz traseira de
neblina ou ajuste elétrico do facho dos faróis. A visibilidade é boa em
qualquer ângulo nos dois, com certa restrição na traseira pelas colunas
largas.
Nas versões avaliadas o conteúdo de
segurança passiva inclui bolsas infláveis frontais de série (o Kia
ainda pode vir com bolsas laterais dianteiras e cortinas), mas faltam ao
March o cinto de três pontos e o encosto de cabeça para o passageiro
central do banco traseiro, presentes no adversário. Nenhum traz fixação
Isofix para cadeiras infantis.
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