Fabricado pela Sony com
tecnologia Microsoft, o sistema Sync do Fusion V6 (não equipa a
versão de quatro cilindros) leva a extremos as funções de áudio
e entretenimento. Começa pela fácil conexão de aparelho auxiliar
(como MP3 portátil) e dispositivo USB (pendrive, por exemplo) no
porta-objetos do console central, além da interface
Bluetooth, capaz de tocar
músicas guardadas no celular. É verdade que não o sistema
armazena seis CDs como os dos concorrentes avaliados, mas isso
não faz falta: ele é capaz de copiar músicas de CDs
convencionais para a Jukebox, um disco rígido de 20 gigabytes.
O processo, que demora vários minutos, inclui identificação de
dados como artista, álbum, nomes das faixas e classificação das
músicas, para que o inventário seja organizado e possa ser usado
como o usuário preferir. Pode-se, por exemplo, dar um simples
comando para ouvir músicas (do mesmo artista e de outros) com
igual classificação à da que está tocando. É uma pena que a
função de cópia para o disco rígido não valha para arquivos MP3,
qualquer que seja a fonte usada (CD, pendrive, aparelho
auxiliar). Talvez o objetivo seja proteção a direitos autorais,
mas quem pagou pelas músicas baixadas da internet não tem
direito de copiá-las para o carro? Por outro lado, CDs copiados
dos originais são aceitos pelo sistema normalmente.
Há comando de voz para
funções de áudio, vídeo e telefone com seleção entre inglês,
francês e espanhol (não aceita português). Não requer
gravação prévia: basta seguir os roteiros de mensagens previstos
no sistema e mostrados na tela. Ao se perguntar o que está tocando, uma voz feminina lê então
os nomes do artista e da faixa. |
A compreensão de voz, em
nosso teste, foi bastante boa desde que o ambiente não tivesse
muitos ruídos — melhor que a do sistema do novo Focus Ghia, que
"ouve" em português, mas parece acostumado ao sotaque lusitano e
compreende mal o brasileiro.
O Sync também exibe DVDs com ótima qualidade de vídeo (permite
ler as legendas com clareza), mas por exigência legal mantém
apenas o áudio funcionando quando o carro roda. Embora o manual
e o próprio aparelho informem que o vídeo só aparece com a
alavanca de câmbio em "P", na verdade isso está vinculado ao uso
do freio de estacionamento, qualquer que seja a posição do
câmbio. Assim, pode-se assistir ao DVD nas breves (ou longas)
paradas em congestionamentos, bastando puxar o freio.
O sistema inclui exibição de fotos e navegador por GPS, também
comandado por voz, mas a Ford ainda não definiu mapas para que
ele funcione no Brasil, alegando que a qualidade do material
disponível não é satisfatória. Acreditamos que um mapa
imperfeito ainda seria melhor que não ter um. Por enquanto, o
carro avaliado informava que estávamos num ponto do mar além do
porto de Veracruz, no Golfo do México...
O painel tem modos
diurno e noturno, com opção de ajuste automático conforme a
luminosidade ambiente (troca ao entrar em um túnel, por
exemplo), e pode manter só uma faixa inferior ou escurecer por
inteiro para maior discrição. Não faltou a possibilidade de
senha para impedir seu uso por manobristas — mas tudo isso
poderia funcionar sem a chave de ignição, como ocorre com o som
do Passat. |