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Fusion: novos instrumentos com luz azul clara e a tela do sistema Sync

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Camry: madeira do volante ao console, seção central com luz intensa

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Passat: aspecto mais esportivo e bom número de itens de conveniência

Os volantes são ajustáveis em altura e distância e trazem comandos de áudio, do controlador de velocidade e, no Camry, também de ar-condicionado (o que existia no Fusion anos atrás). Sistema de áudio é algo de que os três estão bem servidos: têm alta qualidade de reprodução, são fáceis de operar pelos grandes comandos, tocam arquivos MP3 e, no Camry e no Passat, armazenam seis CDs no painel. Já o sistema Sync do Fusion é um show à parte (leia boxe).

O freio de estacionamento do Fusion é convencional (alavanca no console), o do Camry conservador (pedal à esquerda dos demais, pisado para acionamento e liberação) e o do Passat moderno — um botão no lado esquerdo do painel para seu comando elétrico, o que permite que atue como freio de emergência nas quatro rodas, parando o carro rapidamente quando se mantém apertado o botão. Outro refinamento do VW é a chave eletrônica, que se insere no painel e se pressiona para dar partida ou parar o motor. Além disso a partida é assistida, ou seja, o motor de arranque funciona pelo tempo necessário, mesmo que o motorista deixe de pressionar a chave antes ou depois do momento certo.

Os sistemas de ar-condicionado permitem seleção independente de temperatura entre lado esquerdo e direito, mas o do Fusion não tem difusores para o banco traseiro e, como o do Camry, deixa de refrigerar o porta-luvas. No Toyota, um recurso único até onde conhecemos: o sistema de purificação do ar chamado Plasmacluster, que gera íons (átomos) positivos e negativos por meio de descarga elétrica. Os íons atingem o habitáculo e se aglutinam às moléculas d'água que, por sua vez, procuram as micropartículas e germes e os neutralizam. No processo, odores (mesmo os fortes como o de cigarro) são eliminados e o ar é purificado, ganhando um frescor semelhante ao da natureza.

Se todos trazem os botões de controle elétrico dos vidros nas portas com temporizador, o Passat é o único a ter função um-toque e sensor antiesmagamento nos quatro (apenas no do motorista nos oponentes). Ele e o Fusion permitem ao motorista destravar sua porta por fora em separado das demais. Outros bons detalhes em comum são acionamento automático dos faróis, controlador de velocidade, teto solar de vidro com comando elétrico do tipo um-toque, porta-óculos de teto, apoio de pé esquerdo bem definido, quatro alças de teto, avisos para cinto do motorista não atado (também para o do passageiro da frente no Passat) e individual para porta mal fechada, maçanetas internas cromadas (em tom de alumínio no VW) e espelhos iluminados nos para-sóis.

Camry e Passat têm ainda fechadura no porta-luvas, limpador de para-brisa automático, travamento do acesso ao porta-malas pelo vão do encosto traseiro e aquecimento dos bancos dianteiros. No VW e no Ford os faróis se acendem ao destravar o carro por fora, o que pode ser desativado no primeiro e só acontece sob baixa luz ambiente no segundo. Continua

Os três usam soluções diferentes para os mostradores e o acabamento, com materiais de melhor aspecto no Camry (centro) e no Passat (à direita)

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