
Fusion: novos instrumentos com
luz azul clara e a tela do sistema Sync

Camry: madeira do volante ao
console, seção central com luz intensa

Passat: aspecto mais esportivo e
bom número de itens de conveniência |
Os
volantes são ajustáveis em altura e distância e trazem comandos de
áudio, do controlador de velocidade e,
no Camry, também de ar-condicionado (o que existia no Fusion anos
atrás). Sistema de áudio é algo de que os três estão bem servidos: têm
alta qualidade de reprodução, são fáceis de operar pelos grandes
comandos, tocam arquivos MP3 e, no Camry
e no Passat, armazenam seis CDs no painel. Já o sistema Sync do Fusion é
um show à parte (leia boxe).
O freio de estacionamento do Fusion é convencional (alavanca no
console), o do Camry conservador (pedal à esquerda dos demais, pisado
para acionamento e liberação) e o do Passat moderno — um botão no lado
esquerdo do painel para seu comando elétrico, o que permite que atue
como freio de emergência nas quatro rodas, parando o carro rapidamente
quando se mantém apertado o botão. Outro refinamento do VW é a chave
eletrônica, que se insere no painel e se pressiona para dar partida ou
parar o motor. Além disso a partida é assistida, ou seja, o motor de
arranque funciona pelo tempo necessário, mesmo que o motorista deixe de
pressionar a chave antes ou depois do momento certo.
Os sistemas de ar-condicionado permitem seleção independente de
temperatura entre lado esquerdo e direito, mas o do Fusion não tem
difusores para o banco traseiro e, como o do Camry, deixa de refrigerar
o porta-luvas. No Toyota, um recurso único até onde conhecemos: o
sistema de purificação do ar chamado Plasmacluster, que gera íons
(átomos) positivos e negativos por meio de descarga elétrica. Os íons
atingem o habitáculo e se aglutinam às moléculas d'água que, por sua
vez, procuram as micropartículas e germes e os neutralizam. No processo,
odores (mesmo os fortes como o de cigarro) são eliminados e o ar é
purificado, ganhando um frescor semelhante ao da natureza.
Se todos trazem os botões de controle elétrico dos vidros nas portas com
temporizador, o Passat é o único a ter
função um-toque e
sensor antiesmagamento nos quatro
(apenas no do motorista nos oponentes). Ele e o Fusion permitem ao
motorista destravar sua porta por fora em separado das demais. Outros
bons detalhes em comum são acionamento automático dos faróis,
controlador de velocidade, teto solar de vidro com comando elétrico do
tipo um-toque, porta-óculos de teto, apoio de pé esquerdo bem definido,
quatro alças de teto, avisos para cinto do motorista não atado (também para o
do passageiro da frente no Passat) e individual para porta mal fechada,
maçanetas internas cromadas (em tom de alumínio no VW) e espelhos
iluminados nos para-sóis.
Camry e Passat têm ainda fechadura no porta-luvas, limpador de
para-brisa automático, travamento do acesso ao porta-malas pelo vão do
encosto traseiro e aquecimento dos bancos dianteiros. No VW e no Ford os
faróis se acendem ao destravar o carro por fora, o que pode ser
desativado no primeiro e só acontece sob baixa luz ambiente no segundo.
Continua
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